Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Congresso Mundial de Juventude:


Congresso Mundial de Juventude: jovens se reúnem no Rio de Janeiro para debater sustentabilidade
Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
Jovens de até 30 anos de idade de várias cidades do mundo começam a desembarcar no Rio de Janeiro, Brasil, para a sexta edição do Congresso Mundial de Juventude. O evento começa nesta segunda-feira (4) e segue até o próximo dia 13. Quem não pode estar presente fisicamente tem a oportunidade de participar das atividades online através do Congresso Virtual Mundial de Juventude.
Durante esses dias, mais de 300 jovens de 100 países se reúnem para debater sobre desenvolvimento sustentável a partir da provocação: "Qual é o papel mais eficaz que a juventude pode desempenhar na sustentabilidade?”. Além disso, os/as participantes também aproveitam o momento para discutir questões referentes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), evento que ocorrerá entre os dias 20 e 22 deste mês, também no Rio de Janeiro.
A programação contempla eventos sociais e culturais, exibições de projetos ou trabalhos corporativos, debates, reuniões, plenárias, mesas redondas, entre outras atividades. Destaque para as oficinas de: turismo e desenvolvimento; yoga e meditação, um caminho para excelência; uma Terra é possível; como desenvolver ações cidadãs sustentáveis; e crise climática e o que fazer contra.
Durante os cinco dias do Congresso, os/as jovens ainda participam de "projetos de ação” em comunidades do Rio de Janeiro. A ideia é que eles/as participem das palestras e oficinas oferecidas pelo Congresso para em seguida ajudar as comunidades cariocas.
No dia 12, os/as participantes realizam uma marcha simbólica pelas ruas da cidade para chamar a atenção para a pauta da sustentabilidade. A expectativa é que os/as jovens ainda entreguem aos representantes do Rio de Janeiro um documento com Planos de Ação da juventude sobre a temática.
Congresso

O primeiro Congresso Mundial de Juventude ocorreu em 1999, no Havaí. Na ocasião, jovens de mais de 120 países discutiram sobre "As prioridades para o Novo Milênio”. Em 2003, foi a vez do Marrocos sediar o evento, cujo tema girou em torno no papel dos jovens para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Congresso seguinte ocorreu na Escócia, em 2005, quando os/as jovens celebraram o Ano Internacional do Voluntariado.
Em 2008, Canadá foi sede do evento, o qual reuniu cerca de 600 pessoas para discutir sobre "regeneração” e desenvolvimento liderado por jovens. Dois anos depois, em 2010, os/as jovens foram à Turquia para trabalhar o monitoramento e a avaliação de projetos liderados por eles/as. E, neste ano, aproveitando as discussões referentes à Rio+20, os/as jovens se encontram no Brasil, para debater sobre sustentabilidade.
Para mais informações, acesse: http://wycrio2012.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo