Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quinta-feira, 21 de junho de 2012

11ª JORNADA DE AGROECOLOGIA





PREPARAÇÃO PARA A 11ª JORNADA DE AGROECOLOGIA


  1. Data e Local: 
    A 11ª Jornada de Agroecologia será realizada de 11 a 14 de julho de 2012, na Universidade Estadual de Londrina, região norte do Paraná.
  1. Acampamento da Jornada: 
    Estamos trabalhando fortemente para garantir uma boa infraestrutura dentro ou ao lado da universidade, possibilitando facilidade de deslocamento entre alojamento e espaços das atividades. Todas as atividades da jornada serão realizadas nas dependências da universidade. E o acampamento será organizado em grandes circos de alojamento coletivo e ainda será disponibilizado espaço para montagem de pequenas barracas pessoais (familiares/individuais). Traga-as.
  1. Objetivos da Jornada:
    1. A Jornada faz parte de um processo de articulação das organizações que promovem a agroecologia e a luta permanente, contra o projeto das empresas transnacionais do Agronegócio;
    2. É um processo de construção do Projeto Popular e Soberano para a agricultura brasileira com a matriz agroecológica;
    3. É um espaço de estudo, de formação, de análise, de troca de experiências, de intercâmbio de sementes;
    4. É um espaço de divulgação, de fazer propaganda junto à sociedade daquilo que estamos construindo em torno do nosso projeto;
    5. É um momento de buscar apoio, fazer alianças envolvendo o conjunto dos movimentos, organizações, forças sociais e políticas do meio rural e da cidade, na construção de um projeto popular para o Brasil.
    6. Apresentar propostas para o Programa Nacional de Agroecologia.
  1. Como se organizar para participar da Jornada:
    1. Articule em sua comunidade, no seu município, junto às brigadas do MST, os sindicatos, as universidades, os movimentos da Via Campesina, a Fetraf, a Assesoar, aos grupos de Economia Solidaria, ao Cefuria, as Paroquias, um ônibus para o transporte dos interessados, estudantes, professores, pesquisadores, teóricos, funcionários da saúde e da agricultura;
    2. Cada ônibus deverá trazer sua cozinha: fogão, gás, utensílios de cozinha, sua alimentação necessária para os dias do evento;
    3. Cada participante deverá trazer seu colchão, cobertor, material de higiene pessoal, materiais e símbolos de sua organização;
    4. Tragam seus símbolos de luta, bandeiras, bonés, camisetas, faixas, banners, para divulgação de suas organizações e para ornamentação do espaço;
    5. Cada ônibus deverá organizar-se com as seguintes equipes:
    • Coordenação do ônibus – uma dupla;
    • Disciplina – uma dupla;
    • Cozinha e alimentação – uma equipe;
    • Limpeza – ao menos uma pessoa;
    • Saúde – ao menos uma pessoa – trazer remédios alternativos;
    • Feira e comercialização – uma equipe;
    • Ciranda – para cada 4 crianças é necessário 1 educador;
    • Animação e agitação – uma dupla
  1. A preparação das oficinas e trocas de experiências:

      Os movimentos, as entidades, as organizações que possuem práticas agroecológicas e que gostariam de apresentar durante a jornada, deverão entrar em contato através do e-mail oficinas.jornada@yahoo.com.br ou pelos telefones (46) 9909-1492 / 3243-2911 para preencher a ficha de inscrição. As inscrições serão aceitas ate o dia 28 de junho. As oficinas serão realizadas nas tardes dos dias 12 e 13 de julho.
  1. Feira permanente de Sementes Crioulas e Produtos Agroecológicos: 
    Será disponibilizado um espaço para montagem da feira. Cada delegação se prepare para trazer os produtos para comercialização/troca/exposição/doação.

     7. Intercâmbio de mudas e sementes agroecológicas: Cada participante devera levar 2     kg de variedades de sementes e mudas de árvores frutíferas e/ou nativas para o momento de troca de sementes. Essas sementes deverão ser entregues no dia 11 de julho no momento do credenciamento dos participantes e delegações.


Coordenação da Jornada de Agroecologia
Secretaria da 11ª Jornada de Agroecologia
43 3334 3460 e 41 9676 5239 – Jakeline Pivato

viacampesinapr@gmail.com


As Sementes são patrimônio dos Povos a serviço da Humanidade!
Globalizamos a luta, globalizamos a esperança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo