Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Manual do Biodigestor Sertanejo

Manual do Biodigestor Sertanejo é lançado durante a Rio+20

A Diaconia, o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e a Ajuda da Igreja da Noruega lançam no dia 18 de junho de 2012, durante a Cúpula dos Povos na Rio+20, o Manual do Biodigestor Sertanejo. O lançamento ocorreu no Clube Boqueirão. As experiências com biodigestor em Pernambuco são uma iniciativa do PDHC, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria da Diaconia. A versão em PDF do manual em português está disponível para ser baixada no site da Diaconia. Para acessá-la, clique aqui.

A ideia de construir biodigestores para produzir biogás vem sendo implantada com sucesso. O modelo desenvolvido e implementado nas comunidades atende o perfil das famílias agricultoras, que necessita de um biodigestor menor e que utilize matéria-prima de um pequeno número de animais.

O uso desta tecnologia vem possibilitando o aproveitamento das fezes dos animais, mantendo o curral limpo, evitando a emissão do gás metano na atmosfera, minimizando o efeito estufa e contribuindo com a sanidade animal, uma vez que diminui os riscos de contaminação com verminoses e moscas.

Os primeiros biodigestores implantados em 2009 têm substituido a madeira usada no fogão a lenha ou o gás butano no preparo do alimento das famílias. Isto tem gerado uma economia real e imediata, além de evitar o desmatamento da vegetação nativa do bioma Caatinga. A busca por lenha para se tornar fonte de energia não só pelas famílias, mas principalmente, pelas empresas gesseiras no Sertão de Pernambuco, é apontada como uma importante causa da desertificação do solo no Semiárido.

A primeira edição do manual foi lançada em 2011. A publicação é feita em dois idiomas: português e inglês.

FONTE

Diaconia

Links referenciados

Ministério do Desenvolvimento Agrário
www.mda.gov.br

Ajuda da Igreja da Noruega
www.kirkensnodhjelp.no/en
Projeto Dom Helder Câmara
www.projetodomhelder.gov.br

Cúpula dos Povos
cupuladospovos.org.br

clique aqui
www.diaconia.org.br/novosite/biblioteca/
int.php?id=53

Diaconia
www.diaconia.org.br

Rio+20
www.rio20.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo