A Diaconia, o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e a Ajuda da Igreja da Noruega lançam no dia 18 de junho de 2012, durante a Cúpula dos Povos na Rio+20, o Manual do Biodigestor Sertanejo. O lançamento ocorreu no Clube Boqueirão. As experiências com biodigestor em Pernambuco são uma iniciativa do PDHC, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria da Diaconia. A versão em PDF do manual em português está disponível para ser baixada no site da Diaconia. Para acessá-la, clique aqui.
A ideia de construir biodigestores para produzir biogás vem sendo implantada com sucesso. O modelo desenvolvido e implementado nas comunidades atende o perfil das famílias agricultoras, que necessita de um biodigestor menor e que utilize matéria-prima de um pequeno número de animais.
O uso desta tecnologia vem possibilitando o aproveitamento das fezes dos animais, mantendo o curral limpo, evitando a emissão do gás metano na atmosfera, minimizando o efeito estufa e contribuindo com a sanidade animal, uma vez que diminui os riscos de contaminação com verminoses e moscas.
Os primeiros biodigestores implantados em 2009 têm substituido a madeira usada no fogão a lenha ou o gás butano no preparo do alimento das famílias. Isto tem gerado uma economia real e imediata, além de evitar o desmatamento da vegetação nativa do bioma Caatinga. A busca por lenha para se tornar fonte de energia não só pelas famílias, mas principalmente, pelas empresas gesseiras no Sertão de Pernambuco, é apontada como uma importante causa da desertificação do solo no Semiárido.
A primeira edição do manual foi lançada em 2011. A publicação é feita em dois idiomas: português e inglês.
FONTE
Diaconia
Links referenciados
Ministério do Desenvolvimento Agráriowww.mda.gov.br
Ajuda da Igreja da Noruega
www.kirkensnodhjelp.no/en
Projeto Dom Helder Câmara
www.projetodomhelder.gov.br
Cúpula dos Povos
cupuladospovos.org.br
clique aqui
www.diaconia.org.br/novosite/biblioteca/
int.php?id=53
Diaconia
www.diaconia.org.br
Rio+20
www.rio20.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário