Segundo os autores, a proposta nasceu das discussões acumuladas no Gepec após a atuação dos pesquisadores em torno de um curso de formação para técnicos e educadores que atuavam no campo, em classes multisseriadas. Assim, o livro busca ser uma contribuição do Grupo de Pesquisa para estes profissionais e para a comunidade a partir de uma análise crítica do programa, da metodologia e das propostas de educação para o campo.
O tema central do livro, o Programa Escola Ativa (PEA), é uma das estratégias metodológicas exclusivamente voltadas para as classes multisseriadas e unidocentes do campo. A iniciativa surgiu na Colômbia, na década de 1960, com o objetivo de reduzir os índices de reprovação e de abandono da sala de aula pelos alunos das escolas multisseriadas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Conforme apontado na obra, após quase vinte anos de existência, na Colômbia, o PEA passou a ser difundido em outros países, que apresentavam os mesmos índices de pobreza no campo e baixo rendimento das suas escolas rurais, como a única alternativa para a melhoria da qualidade dessas escolas. Nessa perspectiva o PEA chegou ao Brasil no final dos anos de 1990.
O livro foi composto por oito textos, que trataram da dimensão do PEA para o trabalhador do campo; do processo de reestruturação produtiva e as novas exigências de educação voltada para a formação e para a qualificação do trabalhador; da questão das turmas multisseriadas, bem como do acesso à educação no campo no Estado de São Paulo; da articulação entre trabalho, educação e sua relação com o Estado, frente à reestruturação produtiva no campo; dos referencias teóricos que permeiam a Educação do campo, que tem sido colocada em evidência nos debates realizados por gestores públicos e por movimentos como o "Por uma Educação do Campo"; da gestão escolar democrática proposta pelo PEA; do ensino da língua oral e escrita, que constitui um desafio nas salas multisseriadas e unidocentes; e, finalmente, da educação especial na educação do campo no Estado de São Paulo, discutindo suas causas, que fazem com que esta seja, ainda, uma interface a ser construída.
O livro está sendo editado e publicado pela Editora Premier e estará à venda no dia do lançamento. Na ocasião, os organizadores e demais autores do livro farão breves exposições sobre os temas tradados na obra. O evento ocorre das 17 às 19 horas, na sala de Projeções do CECH, localizada no Edifício de Aulas Teóricas AT-2, na área Sul do Campus São Carlos.
Mais informações podem ser obtidas no site do Gepec, em www.gepec.ufscar.br.
FONTE
Universidade Federal de São Carlos
Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar
Rodrigo Botelho - Jornalista
Telefone: (16) 3351-8120
Links referenciados
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação do Campowww.gepec.ufscar.br
Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar
www.comunicacao.ufscar.br
Universidade Federal de São Carlos
www.ufscar.br
Maria Cristina dos Santos Bezerra
lattes.cnpq.br/1095065753077001
www.gepec.ufscar.br
www.gepec.ufscar.br
Luiz Bezerra Neto
lattes.cnpq.br/4809080593333472
Editora Premier
www.editorapremier.com.br
Rodrigo Botelho
rodrigo@ufscar.br
Em: http://www.agrosoft.org.br
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