Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 22 de junho de 2012

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Educação para o Campo é tema de livro lançado por professores da UFSCar
Amanhã, dia 21 de junho de 2012, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação do Campo (Gepec) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o lançamento do livro Educação para o campo: reflexões sobre o Programa Escola Ativa. A obra é organizada por Luiz Bezerra Neto e Maria Cristina dos Santos Bezerra, docentes do Departamento de Educação da Universidade, e conta com a participação de mais doze pesquisadores do Gepec.
Segundo os autores, a proposta nasceu das discussões acumuladas no Gepec após a atuação dos pesquisadores em torno de um curso de formação para técnicos e educadores que atuavam no campo, em classes multisseriadas. Assim, o livro busca ser uma contribuição do Grupo de Pesquisa para estes profissionais e para a comunidade a partir de uma análise crítica do programa, da metodologia e das propostas de educação para o campo.

O tema central do livro, o Programa Escola Ativa (PEA), é uma das estratégias metodológicas exclusivamente voltadas para as classes multisseriadas e unidocentes do campo. A iniciativa surgiu na Colômbia, na década de 1960, com o objetivo de reduzir os índices de reprovação e de abandono da sala de aula pelos alunos das escolas multisseriadas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Conforme apontado na obra, após quase vinte anos de existência, na Colômbia, o PEA passou a ser difundido em outros países, que apresentavam os mesmos índices de pobreza no campo e baixo rendimento das suas escolas rurais, como a única alternativa para a melhoria da qualidade dessas escolas. Nessa perspectiva o PEA chegou ao Brasil no final dos anos de 1990.

O livro foi composto por oito textos, que trataram da dimensão do PEA para o trabalhador do campo; do processo de reestruturação produtiva e as novas exigências de educação voltada para a formação e para a qualificação do trabalhador; da questão das turmas multisseriadas, bem como do acesso à educação no campo no Estado de São Paulo; da articulação entre trabalho, educação e sua relação com o Estado, frente à reestruturação produtiva no campo; dos referencias teóricos que permeiam a Educação do campo, que tem sido colocada em evidência nos debates realizados por gestores públicos e por movimentos como o "Por uma Educação do Campo"; da gestão escolar democrática proposta pelo PEA; do ensino da língua oral e escrita, que constitui um desafio nas salas multisseriadas e unidocentes; e, finalmente, da educação especial na educação do campo no Estado de São Paulo, discutindo suas causas, que fazem com que esta seja, ainda, uma interface a ser construída.

O livro está sendo editado e publicado pela Editora Premier e estará à venda no dia do lançamento. Na ocasião, os organizadores e demais autores do livro farão breves exposições sobre os temas tradados na obra. O evento ocorre das 17 às 19 horas, na sala de Projeções do CECH, localizada no Edifício de Aulas Teóricas AT-2, na área Sul do Campus São Carlos.

Mais informações podem ser obtidas no site do Gepec, em www.gepec.ufscar.br.

FONTE

Universidade Federal de São Carlos
Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar
Rodrigo Botelho - Jornalista
Telefone: (16) 3351-8120

Links referenciados

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação do Campo
www.gepec.ufscar.br

Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar
www.comunicacao.ufscar.br

Universidade Federal de São Carlos
www.ufscar.br

Maria Cristina dos Santos Bezerra
lattes.cnpq.br/1095065753077001

www.gepec.ufscar.br
www.gepec.ufscar.br

Luiz Bezerra Neto
lattes.cnpq.br/4809080593333472

Editora Premier
www.editorapremier.com.br

Rodrigo Botelho
rodrigo@ufscar.br

Em: http://www.agrosoft.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo