Sabão ecológico: Uma ideia que vem se espalhando, como mais uma alternativa de preservação ambiental
Preocupados em buscar alternativas de geração de renda, jovens da comunidade rural de Carvalhada, município de Flores, em parceria com o CECOR, realizaram a primeira oficina de Ecosabão. A ideia consiste no reaproveitamento do óleo doméstico de forma sustentável, sem poluir o meio ambiente. O que antes ia parar no lixo e até mesmo jogado na natureza, agora, transformou-se em matéria prima nas mãos de moças e rapazes do Semiárido.Durante a oficina, por meio de vídeos, os jovens aprenderam a importância da reciclagem do óleo e viram, na prática, como se faz o sabão ecológico de forma planejada e organizada para gerar renda. De acordo com a educadora do CECOR, Kelle Souza, o grupo já pensa em ir longe, já tem a intenção de comercializar na feira livre da cidade. “A produção do ecosabão dará uma grande contribuição ao meio ambiente. Pesquisas mostram que 1 litro de óleo de cozinha pode poluir 10.000 litros de água. Este óleo doméstico é altamente prejudicial à natureza”, revela Kelle.
Para o jovem Everaldo Barbosa, que faz parte do Grupo Vem Ser, a oficina vai trazer novas possibilidades de empregabilidade para a comunidade. “Queremos dá sequencia a essa atividade no grupo com a produção do ecosabão, comercializando não só na nossa localidade, mas também na cidade”, enfatizou.
Já para a jovem, Elza Silva, a produção de sabão ecológico, além de ter o reaproveitamento do óleo, os jovens terão oportunidade na comunidade. “Não vamos mais querer sair e deixar nossas famílias para buscar empregos em outros locais. Vamos ter condições de ter nossa própria renda aqui”, fala empolgada.
O Grupo Vem Ser quer ir além da oficina, idealiza com outros produtos como sabão liquido e sabonete. Os jovens já pensam em criar uma marca, Sabão Florescer - uma alusão ao município de Flores. O ecosabão além de agregar valor ao produto, surge como um empreendimento e oportunidade para a comunidade de Carvalhada.
PARCERIA – A Oficina de Ecosabão foi realizada pelo CECOR, em parceira com o Instituto C&A, União Europeia/ Serviço Internacional e Brazil Foundation.
Fonte: www.cecor.org.br -autor: Daniel Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário