GRASP Backs Solicita Talks RD Congo Paz
A Parceria para Sobrevivência Grande Macacos (GRASP) saudaram o apelo recente do Gabão para as negociações de paz entre as forças hostis no leste da República Democrática do Congo, após semanas de combates no Parque Nacional Virunga, que ameaçou a segurança dos gorilas de montanha criticamente ameaçadas de extinção.
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão Emmanuel Issozet Ngondet em 11 de julho propôs "negociações sérias e francas" para restaurar a paz, após uma reunião em Kinshasa com DR Congo Presidente Joseph Kabila.
"Gabão condena veementemente e lamenta a situação de segurança em vigor no Norte-Kivu", disse Ngondet.
Em 15 de julho, a União Africano anunciou que estava preparado para enviar uma força de manutenção da paz na região.
Intensos combates entre as forças governamentais DR Congo e facções rebeldes irromperam em torno do Parque Nacional de Virunga, em meados de junho. Em 10 de julho, mais de 800 pessoas, incluindo guardas do parque e suas famílias - foram evacuados, deixando apenas um pequeno grupo para proteger a sede do parque e um santuário de gorilas órfãos no site.
Cerca de 790 gorilas da montanha no estado selvagem, e 79 desses são conhecidos a freqüentar as áreas sob cerco.
"A perda de gorila da montanha, mesmo um único pode ser devastador para a viabilidade a longo prazo da espécie", disse o coordenador GRASP Doug Cress. "GRASP é extremamente preocupado com a segurança não só dos gorilas de montanha no Parque Nacional de Virunga, mas também os nossos parceiros que trabalham na esperança region.We que a proposta do Gabão para negociações de paz é aceito, de modo que esta zona frágil e importante pode recuperar . "
O Parque Nacional de Virunga abrange 7.800 quilômetros quadrados que compreende tanto as Montanhas Virunga, no sul e as Montanhas Rwenzori, no norte. Foi estabelecido como parque nacional da África do primeira vez em 1925, e foi classificada como Património Mundial da UNESCO em 1979.
Os gorilas das montanhas ocorrem apenas nas elevações mais altas da África Oriental. Embora a população selvagem tinha diminuído de forma alarmante nos anos 1980 devido à perda de doenças, caça e habitat ilegal, os esforços de conservação recentes permitiram que as espécies para recuperar lentamente. Quatro gorilas das montanhas órfãs também residem no santuário Centro Senkwekwe perto de Virunga sede do Parque.
Gabão e República Democrática do Congo são parceiros do GRASP e signatários da Declaração de 2005 Kinshasa, que promete a "proteção de cada um dos grandes símios e dos seus habitats em todos os lugares por onde comprovadamente melhorar a qualidade necessária ea aplicação das leis pertinentes."
Gabão e República Democrática do Congo também são partes do Acordo gorila, um tratado da ONU criada para promover uma abordagem regional para proteger os gorilas da África Central. Foi adotado no âmbito da Convenção UNEP-led de Espécies Migratórias, e trabalha em estreita colaboração com a Parceria GRASP.
Ngondet disse que o interesse do Gabão na estabilização da região vem de sua longa associação com as Nações Unidas.
"Quando o Gabão foi um membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, ela estava seguindo com muita atenção o que estava acontecendo em Kivu do Norte e trabalhou estreitamente com a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO) e do governo congolês, com uma visão de empurrar o Conselho de Segurança a tomar decisões que sejam do interesse da RD Congo ", disse o ministro gabonês.
GRASP é uma aliança única de nações parceiras, agências das Nações Unidas, organização de conservação e apoiadores privados que trabalha para preservar os grandes macacos e do seu habitat na África e Ásia. Para mais informações, visite www.un-grasp.org.
Julho 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário