Encaminhando, boas noticias acredito. ---------- Mensagem encaminhada ---------- De: Educacao Ambiental <informativo@mec.gov.br> Data: 16 de julho de 2012 10:57 Assunto: Nota de Divulgação - CGEA/MEC Para: "adenevaldo.jr" <adenevaldo.jr@gmail.com> **** ** ** ** ** ****** *MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO* *SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO* *DIRETORIA DE POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA* *COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL * ** ** Brasília, 11 de julho de 2012.*** * ** ** *N**ota de **D**ivulgação* * * Prezados educadores e educadoras ambientais,**** A Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC informa que encontra-se disponível na página do Conselho Nacional de Educação (CNE), *a Resolução n° 02*, de 15 de junho de 2012, *que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental*, bem como o parecer correspondente, n° 14/2012, que foi elaborado e aprovado no pleno daquele conselho em 05 de junho pp.**** Convidamos a todos e todas a acessarem esses documentos, em particular o texto da resolução que, aprovada, passou a integrar o marco legal da Educação Ambiental no Brasil, apresentando-se como referência para a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades do ensino formal.**** Igualmente solicitamos a sua colaboração no processo de disseminação e popularização da resolução, passando a incluí-la como documento-referência a ser trabalhado/indicado nos espaços em que atuam como educadoras e educadores ambientais, dentro ou fora da escola. **** O acesso virtual, portanto, ao parecer e resolução referente as *DCNEA, *pode se dar via portal do MEC, na seguinte sequência de links: Órgãos Vinculados; CNE; Atos Normativos – Súmulas, Pareceres, Resoluções; Resoluções e/ou Pareceres CNE; Resoluções e/ou Pareceres CP 2012.**** *O endereço abaixo remete diretamente a Resolução*:**** http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17810&Itemid=866 **** *O endereço abaixo remete diretamente ao Parecer:* * http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17631&Itemid=866 * * * Pela oportunidade desse contato, informamos que também está disponível, para download e uso em processos formativos em educação ambiental, principalmente nos espaços de ensino formal, um vídeo institucional, intitulado *COM-VIDEO*, recentemente produzido pela CGEA/MEC. A expressão COM-VÍDEO surgiu atrelada a ideia de produção de material audiovisual sobre o papel que a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, também conhecida como COM-VIDA, desempenha na Escola e na comunidade do entorno. O vídeo, na sua versão completa, foi concebido como uma possibilidade de mostrar, com imagens dinâmicas e experiências reais, o que são, onde estão e como formar uma COM-VIDA na Escola. Essas comissões começaram a ser implantadas no Brasil em **2003, a** partir da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. **** A COM-VIDA constitui-se num colegiado formado por alunos, professores, direção e membros da comunidade do entorno, que assume a tarefa de animar o debate sobre os problemas socioambientais presentes no território onde a Escola está situada, buscando também desencadear as articulações e definir as estratégias necessárias para equacioná-los. **** E para além dos temas socioambientais, a COM-VIDA também pode recepcionar e internalizar na Escola e na comunidade, outros temas que consideram relevantes para o contexto local, como a questão da violência, da acessibilidade, da drogadição, dos direitos humanos, entre outros. **** Em síntese, a COM-VIDA refere-se a uma estratégia concebida e que vêm sendo implementada no sistema de ensino no Brasil que está relacionada com o tema da governança. A COM-VIDA estimula o exercício da cidadania socioambiental, fomentando a governança escolar, comunitária e local.**** Estamos disponibilizando a versão simplificada do documentário, de 12 minutos, já que a versão completa ainda está em fase final de edição. Esse material pode ser baixado no seguinte endereço:**** http://ramec.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=6&Itemid=1 **** **** As informações sobre as DCNEA e o COM-VÍDEO foram, portanto, as motivações que nos levaram a compartilhar esta Nota. E por ora é isso! Continuamos contando com o envolvimento e participação de todos e todas na construção e afirmação do campo da Educação Ambiental no Brasil.**** ** ** Um forte e solidário abraço!**** **** *Coordenação Geral de Educação Ambiental* * Ministério da Educação* **** ** ** -- *Adenevaldo Teles Jr.* adenevaldo.jr@gmail.com *Face: Adenevaldo Teles Jr. * *Skype: adenevaldo* * *
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Princípios da Agroecologia
Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.
Francisco Roberto Caporal
http://www.aba-agroecologia.org.br/
grãos
Como os lobos mudam rios
Como se processa os animais que comemos
Rio Banabuiu
A VERDADE SOBRE O CANCER
segunda-feira, 16 de julho de 2012
MEC e Educação Ambiental: Diretrizes Nacionais
BANIR AGROTÓXICOS.
Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.
A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.
Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.
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