Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 16 de julho de 2012

MEC e Educação Ambiental: Diretrizes Nacionais


Encaminhando, boas noticias acredito.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Educacao Ambiental <informativo@mec.gov.br>
Data: 16 de julho de 2012 10:57
Assunto: Nota de Divulgação - CGEA/MEC
Para: "adenevaldo.jr" <adenevaldo.jr@gmail.com>


****

** **

** **

******

*MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO*

*SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO*

*DIRETORIA DE POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA*

*COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL *

** **

Brasília, 11 de julho de 2012.***
*

** **

*N**ota de **D**ivulgação*

* *

Prezados educadores e educadoras ambientais,****

A Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC informa que encontra-se
disponível na página do Conselho Nacional de Educação (CNE), *a Resolução
n° 02*, de 15 de junho de 2012, *que estabelece as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Ambiental*, bem como o parecer correspondente, n°
14/2012, que foi elaborado e aprovado no pleno daquele conselho em 05 de
junho pp.****

Convidamos a todos e todas a acessarem esses documentos, em particular o
texto da resolução que, aprovada, passou a integrar o marco legal da
Educação Ambiental no Brasil, apresentando-se como referência para a
promoção da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades do ensino
formal.****

Igualmente solicitamos a sua colaboração no processo de disseminação e
popularização da resolução, passando a incluí-la como documento-referência
a ser trabalhado/indicado nos espaços em que atuam como educadoras e
educadores ambientais, dentro ou fora da escola. ****

O acesso virtual, portanto, ao parecer e resolução referente as *DCNEA, *pode
se dar via portal do MEC, na seguinte sequência de links: Órgãos
Vinculados; CNE; Atos Normativos – Súmulas, Pareceres, Resoluções;
Resoluções e/ou Pareceres CNE; Resoluções e/ou Pareceres CP 2012.****

*O endereço abaixo remete diretamente a Resolução*:****

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17810&Itemid=866
****

*O endereço abaixo remete diretamente ao Parecer:*

*
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17631&Itemid=866
*

* *

Pela oportunidade desse contato, informamos que também está
disponível, para download e uso em processos formativos em educação
ambiental, principalmente nos espaços de ensino formal, um vídeo
institucional, intitulado *COM-VIDEO*, recentemente produzido pela
CGEA/MEC. A expressão COM-VÍDEO surgiu atrelada a ideia de produção de
material audiovisual sobre o papel que a Comissão de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida, também conhecida como COM-VIDA, desempenha na Escola e
na comunidade do entorno. O vídeo, na sua versão completa, foi concebido
como uma possibilidade de mostrar, com imagens dinâmicas e experiências
reais, o que são, onde estão e como formar uma COM-VIDA na Escola. Essas
comissões começaram a ser implantadas no Brasil em **2003, a** partir da I
Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. ****

A COM-VIDA constitui-se num colegiado formado por alunos, professores,
direção e membros da comunidade do entorno, que assume a tarefa de animar o
debate sobre os problemas socioambientais presentes no território onde a
Escola está situada, buscando também desencadear as articulações e definir
as estratégias necessárias para equacioná-los. ****

E para além dos temas socioambientais, a COM-VIDA também pode recepcionar e
internalizar na Escola e na comunidade, outros temas que consideram
relevantes para o contexto local, como a questão da violência, da
acessibilidade, da drogadição, dos direitos humanos, entre outros. ****

Em síntese, a COM-VIDA refere-se a uma estratégia concebida e que vêm sendo
implementada no sistema de ensino no Brasil que está relacionada com o tema
da governança. A COM-VIDA estimula o exercício da cidadania socioambiental,
fomentando a governança escolar, comunitária e local.****

Estamos disponibilizando a versão simplificada do documentário,
de 12 minutos, já que a versão completa ainda está em fase final de edição.
Esse material pode ser baixado no seguinte endereço:****

http://ramec.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=6&Itemid=1
****

****

As informações sobre as DCNEA e o COM-VÍDEO foram, portanto, as
motivações que nos levaram a compartilhar esta Nota. E por ora é isso!
Continuamos contando com o envolvimento e participação de todos e todas na
construção e afirmação do campo da Educação Ambiental no Brasil.****

** **

Um forte e solidário abraço!****

****

*Coordenação Geral de Educação Ambiental*

* Ministério da Educação*

****

** **



-- 
*Adenevaldo Teles Jr.*
adenevaldo.jr@gmail.com
*Face: Adenevaldo Teles Jr. *
*Skype: adenevaldo*
* (62) 8147-3995 *

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