Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Rede de Estudos Rurais


Lançamento de publicações no 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais incentiva debate
Lançamento de publicações no 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais incentiva debate
15/06/2012 11:59
“Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: atores e paradigmas em conflito”. Esse foi o tema da quinta edição do Encontro da Rede de Estudos Rurais, que aconteceu de 03 a 06 de julho em Belém, Pará. Os debates abordaram os desafios para as políticas públicas, as relações de trabalho no campo, conflitos decorrentes da ambientalização no Brasil, entre outros.
Com o tema central “Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: atores e paradigmas em conflito”, a programação do encontro foi composta por 13 grupos de estudo, sete mesas de debate, duas conferências, e lançamento de livros. Estiveram presentes no evento sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, juristas, geógrafos, economistas, e movimentos sociais, que debateram novos caminhos para o desenvolvimento rural.
Lançamentos 
O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA), que apoiou o Encontro, lançou três publicações recém produzidas com temáticas relevantes voltadas para o desenvolvimento e história do campo. Os lançamentos se realizaram após a conferência de abertura do 5º Encontro, no dia 03 de junho, às 18h30.
O primeiro livro lançado, “Retrato da Repressão Política no Campo: camponeses torturados, mortos e desaparecidos”, de autoria de Marta Cioccari e Ana Carneiro, é o resultado de uma parceria entre MDA e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A obra faz um mapeamento da violência política no campo em todas as regiões do Brasil entre os anos de 1962 e 1985, revelando a trajetória histórica, a riqueza das mobilizações camponesas e a vida de personagens militantes no meio rural, vítimas da repressão durante a ditadura militar.
“Estatísticas do Meio Rural”, o segundo título de destaque no lançamento, reúne dados atualizados de diversos gráficos e tabelas já publicadas, além de apresentar novas informações do Censo Agropecuário 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), parceiro também na produção do livro. A pesquisa conta ainda com resultados do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), dados sobre a evolução do Pronaf, e novos recortes complementares para variáveis como, por exemplo, faixa etária e escolaridade, dentre outros.
A última publicação que ganhou destaque durante a programação do NEAD no Encontro da Rede, coloca no centro da discussão os organismos geneticamente modificados. Através da análise das dimensões agronômica, ecológica, cultural, social e política, a publicação ”Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência e Sociedade” ampliam o debate do tema com a apresentação de textos de referência para o debate europeu e brasileiro. Sob enfoque multidisciplinar, os 33 artigos organizados por Magda Zanoni e Gilles Ferment abordam a diversidade de análises e pontos de vista de atores sociais sobre os transgênicos.
A 5ª edição do Encontro da Rede de Estudos Rurais, realizada no campus da Universidade Federal do Pará, deu continuidade à construção da associação, que reúne pesquisadores e jovens estudiosos do meio rural brasileiro. A Rede surgiu a partir de um grupo de pesquisadores que, estreitando laços em reuniões anuais, se definiram em busca da produção intelectual para aprofundar as questões e temáticas pertinentes.
Mais informações sobre o 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais no site do evento:http://rederural5.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo