Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sábado, 14 de julho de 2012

Nas asas do mosquito transgênico!


# # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #
POR UM BRASIL ECOLÓGICO,
LIVRE DE transgênicos e agrotóxicos
# # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #
Car @ s AMIG @ s,
Propaganda E a alma do Negócio. A Indústria dos transgênicos Bem SABE dissociação e EUA e abusa da velha maxima. A Mais Nova Promessa de Redenção Atende Pelo Nome de mosquito transgênico. Uma version geneticamente modificada do Aedes aegyptiparágrafo teoricamente combater uma dengue.
As antes mesmo da comprovação da Eficácia do Método OS Novos mosquitos temperatura Povoado o Noticiário Nacional e Internacional.Uma Nova Fábrica de mosquitos Acabou de Ser inaugurada com pompa e circunstancia de e prestigiada Pelo Ministro da Saúde e Pelo Governador da Bahia, Entre outras Autoridades. A Fábrica custou R $ 1,7 Milhão e e operada Pela Moscamed, Organização Social ligada AO Ministério da Agricultura e AO Governo da Bahia. No Meio de tamanha euforia Só mesmo hum estraga prazeres lembraria de perguntar Sobre Riscos OS potenciais desses mosquitos transgênicos milhares De Que DESDE 2011 Vem Sendo soltos los bairros da Cidade de Juazeiro-BA.
A Técnica da dominância letal FOI desenvolvida Pela Empresa Inglesa Oxitec. Em TESE, o macho Modificado in Laboratório Cruza com Fêmeas como silvestres do mosquito e transmite esterilidade como larvas, DESDE Que nd Ausência de Contato com o antibiótico tetraciclina.
Mas ficam ALGUMAS perguntas. Todos mosquitos descententes mínimos fazer Cruzamento com o macho Modificado morrem? A Fala Oxitec in 3% de Sobrevivência. Sas O quê Acontece CASOS e considerando ¿Qué como áreas dos testículos São habitadas? O Relatório parcial dos Ensaios um campo Apresentado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança Em Novembro do Ano Passado, AO qua um AS-PTA Teve Acesso, nao Traz ESSA Informação. Diz apenas Que "a Construção do transgene e Prevista parágrafo Que o transgene nao si não fixe Meio Ambiente in Hipótese nenhuma".
No Laboratório São produzidos machos e Fêmeas, e teoricamente Só OS machos São liberados no Meio Ambiente. Qual acaso uma das Fêmeas De modificadas Serém tambem liberadas? Existe Método de Separação Eficaz 100%?
Quais OS efeitos Ecológicos de si reduzir uma População de A. aegypti , Que tambem transmite uma febre amarela? OUTROS Vetores ocuparão Seu nicho? Seria Mais oportuna UMA Estratégia de substituir o mosquito de uma MoDo nao evitar hum Vazio ecológico?
Na Presença do antibiótico tetraciclina como larvas transgênicas sobrevivem. HA Estudos mostrando Que Certa quantidade do Produto e encontrada in lodo e áreas Úmidas nsa Ambientes Urbanos. Essas quantidades suficientes São parágrafo nao ativar o suprime Que transgene como larvas? Os bairros Onde o experimento estabele Sendo FEITO possuem Saneamento precário, informa o Relatório.
Qual o Efeito de supressão das larvas verificado um campo? Qual uma taxa de redução da Presença do mosquito? E SUA Relação com um Incidência da Doença?
A População locais FOI informada Sobre OS RISCOS potenciais dA Tecnología OU de forma Sobre Benefícios mínimos potenciais do Projeto, divulgados los jingles pontos eletrônicos Promocionais in rádio, TV e? Foram informados AO Menos Que si trata de hum inseto transgênico?
Como fazer Relatório 17 Páginas nao apresentam CONCLUSÕES NEM essas Informações, deixando estraga prazeres OS SEM RESPOSTA. Enquanto ISSO, OS "alados voam transgênicos do Sertão", Como destacado Hoje nd capa do Jornal O Globo.Mas si Promessas transgênicas ganham ASAS, o mesmo nao si PoDE DiZer dos RESULTADOS Que colhe si mesmas como quando aterrissam. Mas comi à la Fanfarra estara ocupada aunciando uma Novidade Proxima.
::
Banimento dos banidos
O Brasil ainda permite O USO De agrotóxicos perigosos ja Proibidos paises in Outros.Participe do ABAIXO-Assinado exigindo o banimento desses Produtos no Brasil .

Facebook Twitter Leia mais ...
************************************************** ***************
Neste NÚMERO:
1. Europa aceitará soja RR 2 da Monsanto
2. França proíbe tiametoxam
3. Monsanto Quer Tungar 7,5% da Receita dos Agricultores Pela soja RR 2
A Alternativa Agroecológica
Práticas Agroflorestais em Foco: UMA proposta de regulamentação do Pará como agroflorestas e parágrafo o pousio sem Estado do Rio de Janeiro
************************************************** *******
1. Europa aceitará soja RR 2 da Monsanto
Comissao Européia Aprova Comercialização do grão e reconhece Segurança da Semente geneticamente modificada
A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) comemora uma decisão da Comissao Européia Que aprovou, in 28 de Junho, um Comercialização da nova Tecnologia de soja transgênica Que combinação, NA MESMA Semente, Tolerância uma herbicidas e Resistência à Insetos. Pará uma Entidade, um representante aprovação uma Abertura do Mercado Internacional n o Produto brasileiro, Além do reconhecimento da Segurança das Sementes geneticamente modificadas par o Mundo.
A Europa e o Segundo diretor Destino das exportações Brasileiras de soja, Atrás apenas da China. Com uma decisão, OS Produtores ágora temperatura uma Garantia de Um Novo Mercado Consumidor parágrafo escoar uma Produção de Soja transgênica.
De a Acordo com a. Abrasem, O marco regulatório Brasileiro E hum evoluídos Dos MAiS do Mundo com Relação EAo Organismos geneticamente modificados No entanto, a Entidade Acredita Que OS Mercados Importadores nao acompanham o Ritmo Que com Empresas Brasileiras investem como in Novas Tecnologias de Sementes.
Um dos principais Benefícios da Semente transgênica, parágrafo Tanto o Produtor QUANTO par o Meio Ambiente, e uma redução da necessidade de fazer OSU herbicidas NAS lavouras. [As redações seguem reproduzindo acriticamente Mais ESSA Falsa Promessa da Indústria, Que nao si sustenta diante RESULTADOS Dos obtidos NAS modificadas lavouras, Como Mais UMA Vez Pelo demonstrado Pesquisador americanoCharles Benbrook ]
Globo Rural On-line , 2012/06/07.
2. França proíbe tiametoxam
O Ministro da Agricultura Francês Stéphane Le Foll anunciou, no dia 28 Último, o banimento do agrotóxico Cruiser OSR, USADO sem Tratamento de Sementes de colza, in funcao das suspeitas de causar efeitos danosos Sobre como Abelhas.
A Agência Sanitária n Alimentação e Meio Ambiente (Anses), tambem in Junho, denunciou o Impacto da Molecula tiametoxam (ingrediente Ativo fazer Crusier) Sobre como Abelhas.
Como Populações de Abelhas Vem declinando de forma acelarada e Misteriosa nsa ultimos Anos Pelo Mundo, Fenômeno Que desestabiliza OS Ecossistemas e reforça Que como Críticas feitas AO USO massivo de agrotóxicos.
Com Informações de Le Monde , 29/06/2012.
ps No Brasil, o tiametoxam ESTA, um Segundo Anvisa, Na classe Toxicológica III (moderadamente tóxico) e dez SEU USO Autorizado Pará 35 Culturas, EM diferentes Modalidades de Emprego, incluíndo o Tratamento de Sementes de: Algodão, amendoim, arroz, batata, cevada, feijão, girassol, milho, pastagem, soja, sorgo e trigo.
3. Monsanto Quer Tungar 7,5% da Receita dos Agricultores Pela soja RR 2
Fetag nao ira realeza negociar
Apos Consultar coordenadores Regionais de produtoras de soja nsa Ultimos Dias, Fetag decidiu nao Participar das negociações com um Monsanto Sobre OS royalties da Intacta RR2 Pro. Farsul e Fecoagro contestam uma Tabela estipulada Pelo OSU da nova Tecnologia, ainda nao liberada. Os Valores Vão de R $ 115,00 R $ 127,00 POR hectare OU 7,5% na moega. Hoje, o Custo da soja transgênica da Monsanto varia de R $ 18,00 R $ 24,00 / ha OU 2%.
Segundo o Presidente Elton Weber, Fetag discorda da Cobrança Sobre a Produção e, POR ISSO, É Parte de Processo judicial contra um Movido Empresa. No Início deste Mes, Weber nao PoDE comparecer à reunião realizada Pelas federações e Pela CCGL Fundacep, mas, Conforme a ata do Encontro, térios manifestado Intenção in Participar nd sequencia de tratativas. "Nossa POSIÇÃO, Hoje, reafirma o Que FOI Decidido in assembleia."
Correio do Povo, 13/07/2012.
::
ps Onde estao Empresas Públicas Como Embrapa e outras Que AO inves de oferecer Alternativas EAo Agricultores aliam-SE Grandes fazer Setor e reforçam o monopólio Sobre como Sementes?
A Alternativa Agroecológica
Práticas Agroflorestais em Foco: UMA proposta de regulamentação do Pará como agroflorestas e parágrafo o pousio sem Estado do Rio de Janeiro
De Diversas regioes Agricultores do Estado do Rio de Janeiro discutem Sobre SUAS Práticas Agroflorestais e trocam EXPERIÊNCIAS Sobre a convivência com uma Mata Atlântica Durante o Seminário Estadual Sobre Regulamentação de Sistemas Agroflorestais e de pousio contribuindo par o fortalecimento do Conhecimento agroecológico no Rio de Janeiro.
O Seminário Estadual Sobre Regulação de Sistemas Agroflorestais e pousio FOI realizado in Junho in Casimiro de Abreu (RJ) e reuniu Cerca De 70 PESSOAS, Entre agricultoras de e Agricultores Familiares De Diversas regioes do Estado do Rio, pesquisadores e extensionistas Rurais. O Evento materializou UMA Demanda verdadeiro Destes Atores Que convivem e atuam no Bioma Mata Atlântica, Por Meio da PROMOÇÃO fazer um debate Cerca da regulamentação Estadual das Práticas Agroflorestais e de pousio, a Partir da Realidade dos Sistemas de Produção Familiares Que envolvam o Manejo da Floresta .
Dentro das atividades promovidas Pelo Projeto Semeando Agroecologia nd Região periurbana do Rio de Janeiro, como Práticas Agroflorestais Vem ganhando UMA Atenção especial. DESDE abril VEM NA COMUNIDADE Sendo realizado de Marapicu in Nova Iguaçu o Curso de Formação in Práticas Agroflorestais, Que ma o OBJETIVO de estimular e Qualificar como Práticas dos Agricultores Familiares uma Partir das especificidades de SEUS Terrenos. A Capacitação estabele Sendo realizada com base de NAS EXPERIÊNCIAS de cultivos dos Grupos PRESENTES, envolvendo sessões in Salas de Aulas de e Visitas de Intercâmbio como áreas Dos Agricultores De Marapicu E De Agricultores De outras comunidades de e comeram regioes De outras do Estado do Rio, Como e Paraty Casimiro de Abreu.
Como Práticas Agroflorestais e de pousio São Formas de OSU e Manejo das Árvores nsa agroecossistemas Que permitem um Melhoria das condições de Fertilidade e de Preservação do solo, uma Geração de Autonomia ea Maior Segurança Alimentar das Famílias agricultoras.Segundo Claudemar Mattos, assessor Técnico do AS-PTA, como Práticas Agroflorestais São UMA Alternativa parágrafo hum Desenvolvimento rural Sustentável Dentro dos principios ecossociais, compatibilizando com uma Agricultura Familiar um Preservação da Vida e Conservação dos Recursos Naturais. A Integração Das arvores Agrícolas NAS PAISAGENS, Bem como de Como Práticas Agroflorestais auxiliam nd Reabilitação de terras degradadas, como protegem Bacias hidrográficas, contribuem Pará a Melhoria do Clima e aumentam um Biodiversidade Acima e ABAIXO do solo, melhorando o Equilíbrio dos Ecossistemas e amenizando como adversidades Ambientais. Benefícios Que podem Ser obtidos mesmo in comunidades Que estao Mais próximas dos Centros Urbanos, Como e O caso de Marapicu.
Embora, N º s Anos ultimos dez, uma Política Pública Federal tenha editado ALGUMAS Normas Legais Que beneficiam uma Agricultura Familiar, ha Certa insegurança e pouco esclarecimento dos Agricultores e tambem dos Agentes Ambientais, não Que si, comunique à Relação da Agricultura com o Manejo das Florestas, O quê temperatura dificultado um Ampliação das Práticas Agroflorestais no Estado do Rio de Janeiro.Segundo Mattos, a Realização deste Seminário Teve uma Intenção de Qualificar o debate Sobre a Legislação Ambiental e propor ajustes nd Legislação, parágrafo Que esteja ESTA Mais Próxima da Realidade das Famílias agricultoras.Neste Sentido, uma reunião De Agricultores De diferentes regioes do Estado amplia e fortalece o debate. De Todos os Agricultores ¿Qué participaram deste Seminário São moradores do Bioma Mata Atlântica, e ASSIM estao um soluço MESMA Legislação ambiental, enfrentando ASSIM entraves semelhantes e Desafios.
Um Momento de suma importância fazer um Seminário de Liberdade de Informação Troca de EXPERIÊNCIAS Entre OS PRESENTES Grupos.ALÉM de hum panorama das Práticas Agroflorestais nenhum Estado, FOI UMA apresentada Experiência de pousio POR UM agricultor de Bom Jardim, Sr. Antônio Izaltino.Experiências de fóruns do Estado do Rio tambem foram apresentadas e ajudaram o debate esquentar. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo apresentou Como estabele Sendo uma aplicabilidade da regulamentação do Pará como Agroflorestais Praticas do Estado, e Agricultores da Zona da Mata Mineira apresentaram OS Benefícios Ecológicos Que como Práticas Agroflorestais temperatura proporcionado à Região.
Ao final, de CADA Apresentação OS Participantes debateram e apresentaram questionamentos e Reflexões, Como exemplo a POR, Sobre a Valorização e reconhecimento das Práticas de Manejo das Árvores, Bem Como Sobre a necessidade de regulamentação do OSU fazer fogo, nsa CASOS de pousio, e ainda Sobre uma demora nsa Processos de licenciamento ambiental dos assentamentos Rurais. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tambem apresentou como CONSIDERAÇÕES e Propostas Pará a regulamentação Agroflorestal e de pousio parágrafo O Estado do Rio de Janeiro.
Ao final, fazer Evento, o Representante do Inea, o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Bacellar, anunciou Que como Reflexões apresentadas não subsidiarão Seminário Elaboração de uma minuta UMA Pará a regulamentação dos Sistemas Agroflorestais no Estado do Rio de Janeiro. This minuta, Que estabele in fase final de Elaboração, soros apresentada EAo interessados, n'uma Audiência Pública, Que estabele Prevista parágrafo ocorrer ainda Este Ano.
O Seminário Estadual Sobre Regulação de Sistemas Agroflorestais e pousio FOI organizado Pelo Projeto Semeando Agroecologia, EM parceira com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ea Associação Mico Leão Dourado (AMLD) e contou com o Apoio da Petrobras POR do Meio Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
Fonte: http://aspta.org.br , 13/07/2012 .

 
************************************************** *******
Campanha Brasil Ecológico, Livre de transgênicos e Agrotóxicos
Este Boletim e produzido Pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e de livre e Reprodução e Circulação, DESDE Que CITADA um AS-PTA Como Fonte.
Anteriores Pará OS numeros do Boletim emes, camarilha: http://aspta.org.br
Participe! Indique Este Boletim n hum amigo e n º s de inveja SUAS Sugestões de Notícias, Eventos e Fontes de Informação.
Pará receber semanalmente o Boletim, escreva parágrafo boletim@aspta.org.br
AS-PTA: Tel:. (21) 2253 8317 :: Fax (21) 2233 8363
Mais Sobre a AS-PTA:
twitter: @ ASPTA
Facebook: AS-PTA Agroecologia
*******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo