Com 54 filmes sobre a temática nuclear, o 2° Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival – acontece na Cinemateca do MAM, de 28 de junho a 14 de julho. Temas como mineração de urânio, centrais nucleares, bombas atômicas e lixo radioativo são abordados em filmes independentes de cineastas de todo mundo.
O festival quer incentivar as produções com a temática nuclear, que é um ponto importante nas discussões sobre o futuro da humanidade no planeta. Com curtas e longas, a expectativa é despertar o interesse do público e enriquecer a discussão sobre energia nuclear.
As categorias premiadas em 2012 serão: melhor longa-metragem, melhor curta-metragem e melhor filme de animação. O prêmio é o “Yellow Oscar”, que é um modelo do último bonde do Rio de Janeiro, feito a partir de materiais reciclados, com um ligeiro “extra”, o modelo feito para o “Yellow Oscar” é um bonde movido à energia solar. “Yellow”, significa amarelo em inglês, e é a cor de alerta, além de ser a cor do próprio urânio radioativo. A cerimônia de premiação será no último dia do Festival, dia 14 de julho, no MAM.
Todos os filmes são exibidos na Cinemateca do MAM, com classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos custam R$5,00 (inteira), maiores de 60 e estudantes pagam R$2,00. Confira a programação completa dos filmes aqui. Depois do Rio de Janeiro, o festival segue para outras cidades do Brasil e do mundo.
Serviço
O que: 2°Festival de Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival
Quando: de 28 de junho a 14 de julho
Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna, MAM/Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Ingressos: Inteira – 5 reais ; estudantes ou maiores de 60 pagam 2 reais.
Fonte: O ECO