Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 16 de julho de 2012

CONCAUMA pede apoio a comunidade cientifica!

Prezados, 
O Conselho Nacional de Centros de Apoio de Meio Ambiente (CONCAUMA) do Minsitério Público decidiu recentemente que irá fazer “um amplo estudo sobre o atual código florestal, questionando se a redução de área de APPs, a possibilidade de redução da reserva legal e a restauração desta com vegetação exótica, permite, do ponto de vista da biodiversidade, a efetivação da preservação e restauração dos processos ecológicos essenciais”.
 
Eles gostariam de receber da comunidade científica informações sobre “quais são os processo ecológicos essenciais e as consequências dos dispositivos no novo código florestal nestes”. 
De acordo com eles, “Caso este novo código não permita o quanto disposto em nossa Constituição Federal, o MP ingressará com Ação de Inconstitucionalidade”.
 
O Centro de Apoio de Meio Ambiente do MP da Bahia - CEAMA é um dos responsáveis por compilar o que há de pesquisas ou estudos na academia sobre o tema para subsidiar essa ação, e me pediu que o auxiliasse nessa tarefa. Imediatamente me ocorreu que a veiculação dessa demanda ao presente fórum deve aumentar sobremaneira a quantidade de textos que podem auxiliar o MP. 
 
Assim, solicito que os coordenadores repassem essa mensagem para sua lista de docentes e pós-graduandos.
 
Documentos sobre o tema devem ser encaminhados para o e-mailpeurocha@ufba.br com subject “Ministério Público e Código Florestal”até 31 de julho
 
Provavelmente muitos de nós consideravam o caso página virada, mas essa iniciativa do MP cria um sopro novo de esperança. Assim, creio ser importante investirmos nessa tarefa. 
 
Agradeço seu apoio,
 
Pedro Rocha
PPG Ecologia e Biomonitoramento
 
======================
Pedro Luís B. da Rocha
Instituto de Biologia – UFBA
PPG Ecologia e Biomonitoramento
PPG Diversidade Animal
peurocha@ufba.br
 71 3283-6559
www.inomep.ufba.br
======================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo