Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

domingo, 1 de julho de 2012

Agricultora agroflorestal é Personalidade Ambiental

Agricultora agroflorestal é Personalidade Ambiental na XXII Edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho


Prática de agricultura agroecológica garante prêmio à agricultora do Agreste de Pernambuco
por Catarina de Angola (Centro Sabiá)
foto: Jorge Verdi/Acervo Centro Sabiá
 
alt
A agricultora Joelma Pereira, do município de Cumaru, no Agreste Setentrional de Pernambuco, assessorada pelo Centro Sabiá, foi eleita a Personalidade Ambiental de 2012, na XXII edição o do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). A agricultora foi escolhida pelo projeto Agricultura familiar agroflorestal: Combatendo a desertificação, gerando segurança alimentar e garantindo a convivência com o Semiárido. A cerimônia de entrega do prêmio será na quinta-feira, dia 28, a partir das 19h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.
Joelma Pereira é agricultora agroflorestal, ou seja, desenvolve a agricultura de forma agroecológica, sem fazer queimadas, sem uso de agrotóxicos, e de forma diversificada, conseguindo ter em sua propriedade alimentos, árvores frutíferas, mas também árvores nativas, sem desmatar para produzir. Com isso, além de preservar o meio ambiente, Joelma garante a segurança alimentar de sua família, pois consegue ter uma grande variedade de alimentos saudáveis, e gera renda, pois comercializa o excedente da produção. “Quando soube da notícia da premiação fiquei muito contente e tive a certeza de que o que fazemos não é em vão. Os benefícios do trabalho com agrofloresta não são apenas para a gente que produz, mas para a população que se alimenta. E tem muitos agricultores e agricultoras já fazendo esse trabalho, que tem dado muitos frutos. E a conquista desse prêmio só vem fortalecer o que a gente construiu”, afirma Joelma.
As práticas agroecológicas desenvolvidas pela agricultora contribuem para o combate à desertificação e para a minimizar os efeitos das mudanças climáticas, já que são práticas sustentáveis e que garantem o equilíbrio ambiental. E foi por essa contribuição ao meio ambiente que conquistou o a Personalidade Ambiental de 2012, mesmo em um ano de forte estiagem, com a qual a região tem passado. “Usamos estratégia de estoque de forragem para os animais, de estoque de água para alimentação e produção de alimentos, fazemos agrofloresta e isso tem nos ajudado a passar pela seca com mais facilidade”, fala Joelma sobre as estratégias que contribuem para a convivência na região Semiárida.
No dia anterior, quarta, dia 27, Joelma estará em Brasília para participar de uma plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Lá irá apresentar sua experiência de convivência com o Semiárido que garante a segurança alimentar de sua família. De Brasília (DF) segue direto para o Recife (PE), onde receberá a premiação do Vasconcelos Sobrinho.
Agricultores agroflorestais – Joelma Pereira é a segunda Personalidade Ambiental, premiada pela CPRH, na área da agricultura agroflorestal, que é assessorada pelo Centro Sabiá. No ano de 2003, o agricultor Jones Severino Pereira, de Abreu e Lima/PE, também recebeu o prêmio na mesma categoria.
 
Outras informações:
Joelma Pereira – Personalidade Ambiental 2012
(81) 9954.0542/8243.6532
Núcleo de Comunicação do Centro Sabiá
(81) 3223.7026 /www.centrosabia.org.br
CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente
(81) 3182.8800

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo