Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

domingo, 8 de julho de 2012

Agrobiodiversidade Crioula e XI Dia da Troca de Sementes Crioulas


1º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula e XI Dia da Troca de Sementes Crioulas de Ibarama

10 de agosto de 2012 – Salão Paroquial Católico de Ibarama – Ibarama, RS

A agrobiodiversidade crioula, em particular a parcela compreendida por cultivares locais, tradicionais ou crioulas (CLTCs), constitui um imenso repositório genético para as comunidades, que as conservam e usam, e para toda a humanidade. Sua importância, portanto, transcende os cenários locais e regionais, uma vez que seus genes são importantes para garantir a sobrevivência dos cultivos agrícolas, esgotados, muitas vezes, em seu germoplasma pelo melhoramento genético convencional. Entretanto, a conservação da agrobiodiversidade crioula está continuamente ameaçada pela carência de estudos técnico-científicos que possibilitem o seu resgate, conservação e uso sustentável, pela inexistência de uma infraestrutura eficiente de conservação, e, também, pela inexistência de um arcabouço jurídico que assegure aos agricultores a continuidade do seu pleno e irrestrito uso.
Face ao exposto é fundamental a socialização de conhecimentos científicos, acordos internacionais, princípios constitucionais e estratégias jurídicas que podem ser empregados na defesa desse patrimônio genético, com agricultores, pesquisadores, extensionistas rurais, estudantes e lideranças comunitárias. Com esse intuito será realizado, em agosto de 2012,o 1º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, em Ibarama/RS, simultaneamente ao XI Dia da Troca de Sementes Crioulas, sendo os assuntos propostos para discussão na forma de palestras e painéis, os quais serão proferidos por pesquisadores de grande renome na área. Serão discutidos a experiência de Ibarama, as possíveis estratégias técnicas e jurídicas de proteção da pureza genética do germoplasma crioulo face à coexistência com cultivos melhorados e de preservação da autonomia de uso das CLTCs pelos agricultores e pela sociedade em geral.

Objetivos
Objetivo Geral:
- Realizar a socialização de informações sobre a agrobiodiversidade crioula com o intuito de sensibilizar agentes de desenvolvimento do Território Rural Centro Serra e demais municípios do RS para a importância desse germoplasma para as comunidades rurais e a sociedade em geral.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar um espaço de aprendizagem coletiva relacionada à agrobiodiversidade crioula envolvendo estudantes de nível médio, técnico e superior, profissionais de extensão rural, agricultores e agentes de sensibilização e desenvolvimento da região e do estado do RS.
- Consolidar e/ou qualificar os processos de resgate, conservação e uso das cultivares locais, tradicionais ou crioulas em desenvolvimento pelos agricultores familiares de Ibarama, RS.
- Estimular a extensão de atividades de resgate, conservação e uso de sementes crioulas por agricultores familiares dos demais municípios do Território Rural Centro Serra e demais municípios do estado do Rio Grande do Sul.
- Propiciar o debate sobre a importância de desenvolver estratégias técnicas e jurídicas de proteção da agrobiodiversidade crioula da contaminação por cultivos convencionais e transgênicos e, também, preservar a autonomia de uso das sementes tradicionais pelos agricultores e pela sociedade em geral.
- Promover a criação de uma rede de mobilização e cooperação técnico/científica na pesquisa sobre a agrobiodiversidade crioula no estado do Rio Grande do Sul.
Inscrições

Neste endereço você poderá realizar sua inscrição para o 1° Seminário da Agrobiodiversidade Crioula que, ocorrerá em Ibarama- RS no dia 10 de agosto de 2012, juntamente com o XI Dia da Troca.
As inscrições vão de (19/06/2012) até o dia (05/08/2012).
O valor da inscrição custará R$ 15,00 e dá direito ao almoço, que ocorrerá no Ginásio Esportivo de Ibarama.
Para realizar a sua inscrição em nossa página siga as seguintes instruções:
1 - Preencha os campos com os seus dados.
2 - Faça o depósito no Banco do Brasil, agência: 0808-7; conta corrente: 22610-6; titular: Edenir Kluge.
3 - Após realizar o depósito envie uma cópia digitalizada do comprovante pelo email seminariogrobio@gmail.com.
4 - O email deve conter o seguinte título "Confirmação de pagamento", neste email é essencial que seja informado o número do envelope do depósito, bem como o nome completo do inscrito
5 - Posteriormente você receberá um email confirmando sua inscrição.
6 - Para informações adicionais favor entrar em contato com: seminariogrobio@gmail.com.
ua inscrição.
6 - Para informações adicionais favor entrar em contato com: seminariogrobio@gmail.com.
Em:    http://www.agrobiocrioula.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo