Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Plano Galactico 2012


Será que a Terra passar pelo plano galáctico em 2012?

Terra não fisicamente cruza o plano da nossa galáxia Via Láctea em 2012, mas a Terra vai atravessar o equador galáctico em 2012. Isso não é nada especial!Como visto a partir do Sol, a Terra faz isso todos os anos - duas vezes.
Não, a Terra não irá passar pelo plano galáctico em 2012, ao contrário do que você pode ter ouvido. Terra não será fisicamente passar pelo plano da Via Láctea a qualquer momento no futuro próximo. No entanto, a Terra vai atravessar o equador galáctico em 2012. Como visto o sol, a Terra faz isso todos os anos - duas vezes.
Aqui estão algumas de fundo. Quando falamos do plano galáctico e do equador galáctico, estamos falando de dois sistemas diferentes: o real eo imaginário.
O real: o nosso Sol ea Terra residem na galáxia Via Láctea. Se você pudesse ver a Via Láctea de frente (o que não podemos, é claro, porque estamos dentro dele), seria olhar em volta. Mas se você viu isso de lado, parece plana. O plano da Via Láctea é a parte plana contendo a maioria das estrelas da galáxia. Nosso sol está ligeiramente fora do centro no plano galáctico. Será que vamos atravessar o plano galáctico em 2012? Image No. via AstroBob , NASA / JPL / Caltech (esquerda) e Ned Wright (à direita).
A real. Quando alguém diz que plano galáctico eles são mais freqüentemente referindo-se à galáxia da Via Láctea reais - galáxia a nossa Terra eo Sol - girando no espaço.
O plano galáctico é a linha de plano médio ou centro real do disco da nossa galáxia enorme giro de estrelas. Não estão localizados no exacto plano médio da galáxia. É este exatamente plano médio as pessoas estão falando quando falam de atravessar alguma coisa.
Como estamos com ele? Você pode pensar que os astrônomos têm este número em suas mãos, mas não o fazem. Estamos, pelo menos, várias dezenas de anos-luz a partir dele, talvez mais. Se você estiver interessado em como os astrônomos discutir estas coisas, confira essa carta de John Bachall e Bachall Safi impresso na revista Nature em 1985 . Ele sugere a nossa Terra eo Sol estão actualmente acima do plano (ao norte galáctico) por cerca de 75-101 anos-luz.
O imaginário: o nosso Sol ea Terra estão no centro de uma grande esfera celestial de estrelas. Aqui é um retrato animado de coordenadas equatoriais, eclíptica, e galáctico na esfera celeste. Terra seria no centro de todos estes planos de intersecção. A linha amarela indica que o equador galáctico. Quando alguém fala do equador galáctico, acho que deste sistema imaginário, que retrata o céu tal qual visto da superfície da Terra. Imagem via Wikimedia Commons
O imaginário. O equador galáctico é um grande círculo imaginário que divide o igualmente imaginária esfera celeste em duas metades iguais. A esfera celeste - é claro - uma ficção. É a ficção mesmo que isso confundia os primeiros astrônomos, que, como visto da Terra, que parecem residir no centro de um grande globo de estrelas. Nos tempos modernos, a ficção do geocêntrico visão do universo permite aos astrónomos utilizar um sistema de coordenadas viável para mapear o céu. É útil, mas não é a realidade.
Agora vamos definir alguns termos. Quando alguém diz equador galáctico , eles são geralmente falando sobre o sistema de coordenadas de astrônomos. Neste sistema de coordenadas, os astrônomos modernos ajustar um pouco as coisas, encontrar uma maneira heliocêntrico de mapear a galáxia Via Láctea.
O que é complicado é que - quando você olha para o céu estrelado à noite, visto da Terra - o equador galáctico segue de perto o plano da Via Láctea. Claro que sim, porque nós estamos falando sobre a Via Láctea verdadeiro no nosso céu.
Como visto o sol , a Terra cruza o equador galáctico duas vezes por ano, a cada ano. Nada de especial aqui. Mantenha-se movendo.
Como visto da Terra , o dom cruza o equador galáctico duas vezes por ano, a cada ano.Mantenha-se movendo.
Como visto da Terra, a Lua cruza o equador galáctico dois (às vezes três) vezes por mês.Você está vendo o padrão aqui? Tudo isso travessia do equador galáctico é apenas parte do movimento dos céus 'normal, realmente o movimento normal da Terra projetada na abóbada como nosso céu como viajamos em torno do sol.
Voltar para 2012. Houve muito alvoroço em torno do sol do solstício de inverno se alinhar com plano galáctico em 21 de dezembro de 2012. Você, no entanto, agora sabemos a realidade de que, como visto da Terra, o Sol cruza o equador galáctico duas vezes por ano.E o equador galáctico em nosso sistema de coordenadas do céu imaginário astronômico corresponde mais ou menos com o plano da Via Láctea. Então, nesse sentido, o sol cruza o plano da Via Láctea duas vezes por ano (como vista da Terra).
Os grandes círculos do equador celeste e eclíptica se cruzam nos pontos de equinócio, e do grande círculo do equador galáctico perto dos pontos do solstício. O grande círculo do equador galáctico não é mostrado nesta ilustração.
Completamente por acaso, o grande círculo da eclíptica - a projeção do plano orbital da Terra na esfera celeste - cruza o equador galáctico perto dos pontos do solstício. De acordo com o assistente de Jean Meeus * computacional, os pontos de solstício eram em alinhamento com o equador galáctico tão recentemente como no ano 1998 - em outras palavras, eles estavam mais próximos na cúpula do céu então. Mas em 2011 e 2012, estes pontos - o ponto de solstício, e no ponto onde o Sol cruza o equador galáctico - são próximas umas das outras em cúpula nosso céu.
É verdade que o sol no solstício de dezembro não retorna ao mesmo ponto exato em frente das estrelas pano de fundo a cada ano. O ponto de solstício lenta mas seguramente, se move para o oeste através das estrelas a cerca de um grau por cada 72 anos. (Para referência, o diâmetro do Sol equivale a cerca de 1/2 grau.)
Portanto, o ponto de solstício move cerca de 30 o para o oeste a cada 2.160 anos. Até o ano de 2269, o ponto de solstício de dezembro vai cruzar os Ophiuchus constelação. Em seguida, os solstícios não vai acontecer tão perto do local do equador galáctico em nosso céu.
Dê uma olhada no gráfico céu no topo deste post. Se você pudesse ver as estrelas durante o dia, você ia ver o sol na frente da constelação de Sagitário em cada solstício de 21 de dezembro. Mostramos Sagitário como um bule neste gráfico céu, porque muitas pessoas são capazes de ver que o padrão. Em ou perto de cada solstício de Dezembro, o Sol cruza o equador galáctico acima do bico do bule, um pouco ao norte do centro galáctico. Você pode ver que intersecção? Se você estivesse em pé sob o céu real em uma noite escura, sem lua, você podia ver a grande avenida de estrelas a que chamamos Via Láctea execução montado no equador galáctico.
Estudos científicos indicam que o sistema solar se encontra, pelo menos, várias dezenas de anos-luz norte do galáctico avião , possivelmente mais. Além do mais, nós estamos continuando a viajar para o norte, fora do plano da nossa galáxia Via Láctea, a cerca de 7 quilômetros por segundo. Portanto, não será fisicamente passar pelo plano galáctico em 2012 ou a qualquer momento no futuro próximo.
* Páginas 301-303 de Morsels astronomia matemática


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo