O fotógrafo britânico registrou, ao redor do mundo, crianças e seus quartos.
Segundo o autor, o livro, com linguagem para crianças e adolescentes, “pretende interessar e envolver as crianças nos detalhes da vida de outras crianças ao redor do mundo e as questões sociais que os afetam”, retratando as diferenças culturais e econômicas de cada um, ao mesmo tempo em que é um ensaio fotográfico também para o público adulto.
Para nós, educadores, é muito significativo.
Vale a pena dar uma boa olhada nas fotos.
Elas nos remetem às grandes diferenças sociais que existem ao redor do mundo.
Traz-nos a mesma sensação de outro ensaio fotográfico, o qual
já publiquei por aqui, e mostrava famílias ao redor do mundo junto com a quantidade e qualidade da comida de uma semana,
As diferenças são chocantes.
Abraços,
- Kaya tem 4 anos, mora com os pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão. Seu quarto é cheio de roupas e bonecas. A menina quer ser cartunista, quando crescer.
- Roathy tem 8 anos, mora em um lixão nos arredores de Phnom Penh, no Camboja. Seu colchão é feito de pneus.
- Dong tem 9 anos, vive na província de Yunnan, no sudoeste da China, com seus pais, irmã e avó. Ele divide um quarto com a irmã e os pais. O garoto, que quer ser policial, gosta de escrever e cantar. Sua família cultiva arroz e cana de açúcar para o consumo.
- Thais tem11 anos, mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos na Cidade de Deus no Rio de Janeiro, Brasil. Ela divide um quarto com a irmã e sonha em ser modelo.
- Tzvika tem 9 anos, vive em uma comunidade de judeus ortodoxos, em um assentamento israelense de Beitar Illit, na Cisjordânia.Quer ser rabino quando crescer.
- Lamine tem 12 anos, vive no Senegal e é aluno na escola da vila onde as meninas não são permitidas. As camas são apoiadas por alguns tijolos, levanta a seis da manhã para trabalhar na fazenda.
- Indira,tem 7 anos, vive com seus pais, irmão e irmã perto de Kathmandu, no Nepal. Sua casa tem apenas um quarto, com uma cama e um colchão. As crianças compartilham um colchão no chão para dormir. Indira trabalha na pedreira de granito desde os 3 anos, durante seis horas por dia, e ajuda a mãe nos afazeres domésticos. Sua comida preferida é macarrão e gostaria de ser bailarina quando crescer.
- Nantio tem 15 anos, é membro da tribo Rendille no norte do Quênia. Ela tem dois irmãos e duas irmãs e vivem em uma tenda. Nantio está esperando um moran (guerreiro) que vai lhe escolher para o casamento. Mas primeiro, ela terá que se submeter a circuncisão, como é o costume.
- Jamie, nove anos, vive com seus pais e irmão gêmeo e sua irmã em um apartamento na quinta Avenida em Nova Iorque. Jamie frequenta uma escola de prestígio e é um bom aluno. Em seu tempo livre, ele faz aulas de judô e natação. Quando crescer, quer se tornar um advogado como seu pai
- Joey, 11, mora em Kentucky, EUA, com seus pais e irmã mais velha. Ele acompanha regularmente o seu pai em caçadas. Ele é dono de duas espingardas e uma besta, e fez sua primeira vítima – um cervo – quando tinha sete anos. Ele está esperando para usar sua besta durante a temporada de caça seguinte. Ele ama a vida ao ar livre e espera poder continuar a caçar na idade adulta. Sua família sempre come carne de caça. Joey não concorda que um animal deve ser morto só por esporte. Quando não está caçando, Joey freqüenta a escola e gosta de ver televisão com o seu lagarto de estimação, Lily.
- Douha, 10, mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron, na Cisjordânia. Ela divide um quarto com outras cinco irmãs. Douha freqüenta uma escola, a 10 minutos a pé, e quer ser pediatra. Seu irmão, Mohammed, matou 23 civis em um ataque suicida contra os israelenses em 1996. Posteriormente, os militares israelenses destruíram a casa da família. Douha tem um cartaz de Maomé em sua parede.
Jasmine, garotinha americana de 4 anos, coleciona em seu quarto faixas e coroas ganhadas em concursos de beleza infantil.
- A casa para este garoto e sua família é um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. A família veio da Romênia de ônibus, depois de pedir dinheiro para pagar as passagens. Quando chegaram em Roma, acamparam em terras particulares, mas foram expulsos pela polícia. Eles não têm documentos de identidade, de forma que não conseguem um trabalho legal. Os pais do garoto limpam pára-brisas de carros nos semáforos. Ninguém de sua família foi um dia para a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário