Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Biodiversidade, Botânica, Jardins Botânicos


Inscrições abertas para cursos de Gestão da Biodiversidade e Ilustração Botânica
Gestão da BiodiversidadeOs interessados nos cursos de especialização e extensão da Escola Nacional de Botânica Tropical já podem se inscrever para as turmas que começam no segundo semestre de 2012. O curso de Ilustração Botânica II, na técnica de aquarela, inscreve até 3 de agosto, para as aulas que terão início no dia 7 do mesmo mês. Já a pós-graduação lato-sensu em Gestão da Biodiversidade está com inscrições abertas até 3 de agosto, com aulas iniciando em 1º de setembro.
Mais informações no sítio eletrônico www.jbrj.gov.br/enbt ou pelo telefone  (21) 3875-6209.
CNCFlora é tema de Encontros com a Pesquisa
O Museu do Meio Ambiente recebe, nesta terça-feira, 10 de julho, os pesquisadores Gustavo Martinelli e Miguel d'Ávilla de Moraes, que falarão sobre o trabalho do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). O Centro, coordenado por Martinelli, é vinculado à Diretoria de Pesquisa Científica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sendo responsável pela pesquisa e catalogação das espécies ameaçadas da flora brasileira. Os desafios dessa missão, os métodos e tecnologias desenvolvidos para dar conta dela e o atual estado da pesquisa nessa área serão alguns dos assuntos em pauta.
 Encontros com a Pesquisa começa às 10h. Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis.



Palestra na ENBT sobre preservação e restauro de jardins botânicos
A paisagista e pesquisadora Ana Rosa de Oliveira, responsável pelo Laboratório da Paisagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, dará a conferência "Estratégias de preservação e restauro em jardins botânicos históricos: Madrid, Granada e Rio de Janeiro", na quarta-feira, 11 de julho, às 10h, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical. A palestra é parte da série Seminários de Pesquisa na ENBT.
Ana Rosa apresentará resultados da pesquisa desenvolvida durante seu estágio de pós-doutorado no Centre de Recerca i Projectes de Paisatge de Barcelona - ETSAB - Universidad Politécnica de Catalunya, Universidad de Granada e Real Jardín Botánico de Madrid. O estudo aprofundou conhecimentos relativos às atividades desenvolvidas pelo LaP, como o desenho da paisagem para novas coleções botânicas, a preservação, restauro e gestão da paisagem histórica do JBRJ.
A ENBT fica na Rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Entrada franca.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo