Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Soberania Alimentar X Recursos Naturais

Prezados/as

CONVIDAMOS PARA UM DEBATE IMPORTANTE.
A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ALIMENTOS E O BRASIL NO CENTRO DAS ATENÇÕES.
SOBERANIA ALIMENTAR E USO DOS RECURSOS NATURAIS.
Promoção: AEARJ, SENGE-RJ. CLUBDE DE ENGENHARIA, SEAERJ, APEFERJ, CREA-RJ

Atenciosamente
Jorge Antonio da Silva
Engenheiro Agrônomo
Diretor do Senge-RJ e do Clube de Engenharia


“ A fome e a desnutrição não é uma ocorrência natural, mas resultado das relações sociais e de produção que os homens estabelecem entre si” (Josué de Castro). A fome é um problema social, resultante da forma de organização social da produção e distribuição dos alimentos.
Até 2050 a população mundial passa dos atuais 6,3 bilhões para mais de 9 bilhões, e a produção agrícola precisará crescer em 70% na oferta de alimentos para sobrevivência da humanidade
O avanço sobre as terras dos paises em desenvolvimento pelos capitais estrangeiros para a produção de commodities compromete os biomas e afeta o meio ambiente, além da profunda desarticulação social e cultural que provocam. “Estudo, liderado por Holly Gibbs (Univers. Stanford), concluiu que nas décadas de 1980 e 1990 mais de 55% das novas terras agrícolas foram resultantes da eliminação de florestas naturais e outros 28% de florestas já exploradas.”
“O alimento não é uma mercadoria, é um direito humano”. A produção e distribuição dos alimentos é uma questão de sobrevivência dos seres humanos, é uma questão de SOBERANIA POPULAR E NACIONAL. Soberania Alimentar significa que alem de ter acesso aos alimentos, o povo, as populações de cada país, tem o direito de produzi-los.
Fórum Mundial de Soberania Alimentar (Nyéléni, Selingue, Mali, 2007): Declaração de Nyéléni “A soberania é o direito dos povos a alimentos nutritivos e culturalmente adequados, acessíveis, produzidos de forma sustentável e ecológica, e seu direito de decidir seu próprio sistema alimentar e produtivo. Isso coloca aqueles que produzem, distribuem e consumem alimentos no coração dos sistemas e políticas alimentares, acima das exigências dos mercados e das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo