Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Jovem ambientalista nepalês

09.05.12 - Nepal
Jovem ambientalista nepalês ganha prêmio internacional
WWF Brasil
ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro
Adital


Dawa Steven Sherpa, guia montanhês e um pioneiro da aventura, com 28 anos de idade, ganhou o primeiro Prêmio Internacional Presidente da Rede WWF, entregue durante cerimônia especial da Rede WWF realizada em Roterdã, na Holanda, por ocasião da conferência anual da organização ambientalista mundial, esta semana.
Dawa Steven Sherpa trabalha como guia montanhista e é um ativista da conservação ambiental na região do Himalaia, onde ele cresceu. Formado em administração de empresas, Dawa Steven Sherpa dirige uma empresa que organiza trilhas de aventura na natureza (trekking) e incentiva o respeito à natureza entre montanhistas e exploradores. Aos 24 anos de idade, ele já havia escalado picos de até 8 mil metros, inclusive o Monte Everest, por duas vezes.
O novo Prêmio Internacional Presidente da Rede WWF foi criado para distinguir e incentivar a realização destacada de jovens com menos de 30 anos de idade, em todo o mundo, que tenham feito uma contribuição poderosa e inspiradora para a conservação da natureza.
"É com grande prazer que eu apresento esta primeira edição do Prêmio Internacional Presidente da Rede WWF para o jovem Dawa Steven Sherpa, que é tão motivador e prodigioso, e serve de inspiração para tantos outros jovens no planeta”, afirmou Yolanda Kakabadse, Presidente Internacional da Rede WWF.
"Esse novo prêmio permite à Rede WWF distinguir jovens brilhantes que atuam em campo para proteger o mundo natural. O meu maior desejo é que esse prêmio sirva para inspirar outros jovens com a mesma energia e ideal, para que eles também alcancem os níveis mais elevados. Precisamos urgentemente de lideranças jovens e pioneiras na conservação da natureza. Se existe alguém que pode servir de inspiração para que outros façam a sua parte para o planeta, essa pessoa é Dawa Steven Sherpa”, disse Kakabadse.
Criado em Katmandu, no Nepal, desde 2008 Dawa Steven organiza exitosas Expedições Ecológicas ao Everest. Ele atraiu a atenção internacional para o impacto das mudanças climáticas nos povos e no meio ambiente do Himalaia. Suas expedições utilizam fogões solares e ele iniciou um sistema de "dinheiro pelo lixo” por meio do qual os escaladores recebem pagamento para trazer o lixo de volta para a base, ao invés de deixá-lo na montanha. Ele também trabalha com jovens locais para inspirá-los e empoderá-los para que atuem para proteger as montanhas.
O Prêmio Internacional Presidente da Rede WWF será concedido anualmente e as indicações de nomes devem ser enviadas aos escritórios das organizações WWF no mundo todo.
Outros prêmios entregues durante esta conferência anual da rede mundial WWF incluem o Prêmio WWF de Mérito de Conservação Ambiental, outorgado ao líder conservacionista búlgaro Toma Belev e a Wouter van Dieren, membro do Clube de Roma e diretor da IMSA Amsterdã (importante centro europeu para estudos sobre sustentabilidade e inovação). O prêmio Membro de Honra do WWF deste ano vai para Fulco Pratesi, da Itália, for sua destacada contribuição à Rede WWF durante um período de 45 dias, e a Frans Lanting, um dos maiores fotógrafos da atualidade, especializado em animais silvestres.
A Lista de Honra Póstuma da Rede WWF deste ano honra a memória de Carl Mannerfelt, da Suécia, e da alemã-canadense Susan Mainka, pela notável dedicação de ambos à causa conservacionista.O Panda de Ouro do WWF, que distingue a generosidade no apoio financeiro à Rede WWF, é concedido a Frank Leeman e Boudewijn Poelmann, da Fundação Novamídia Holandesa.
Link permanente:
Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para:
Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo