Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

terça-feira, 29 de maio de 2012

Linho,Algodão, Agricultor, Artesão, Artista...Arte





Documentário de Glauber Filho mistura a história das rendeiras cegas de Aracati com a alegoria do mito grego da tecelã Aracne, que ousou desafiar a deusa Atena



O documentário Linha de Organdi, dirigido e escrito pelo diretor cearense Glauber Filho estreia hoje na TV Cultura. O vídeo de 58 minutos vai estrelar o programa DOCTV, que uma vez por semana traz uma nova produção audiovisual para a televisão, com vídeos de realizadores de todo o Brasil. 

Conhecido por sua direção em Bezerra de Menezes: o diário de um espírito, que levou mais de 500 mil pessoas aos cinemas brasileiros, o cineasta Glauber Filho registrou os segredos, paixões, dores e lutas das labirinteiras dos Córregos de Anica, no município de Aracati, no interior cearense. As mulheres rendeiras, que fazem sua arte em linhas de organdi, um tecido leve e branco usado pelas labirinteiras para fazer bordados, assim como Aracne fazia de acordo com a mitologia grega. Linhas de Organdi traz uma história da cultura arcaica, no Interior do Ceará, e de como a tecelagem era feita nos tempos em que as rendeiras chegavam a perder a visão por conta do excesso de trabalho.

O mito de Aracne, um dos mais conhecidos da mitologia grega (e romana), apresenta a tecelã que ousou desafiar Atena, a deusa da sabedoria, sobre quem teria maiores habilidades de tecelagem. A interpretação mais conhecida do mito conta que depois das duas terem feito bordados incomparáveis, tanto entre mortais quanto entre imortais, o empate foi constatado e, em sua fúria divina, a deusa Atena transformou a rival em uma aranha. Em contrapartida, até hoje os pequenos aracnídeos até hoje tecem suas teias em todos os cantos do mundo & uma forma de Aracne provar sua habilidade de tecelã até hoje.

Linhas de Organdi expõe um caráter diferenciado ao ampliar a linha documental, protagonizado pelas fiandeiras cegas de Aracati e explorar os limites dessa realidade na sua ligação entre realidade e ficção. O documentário traz atrizes da vida real como personagens de sua própria história. A narração parte da representação de possibilidades de acontecimentos cotidianos, interpretados à medida que se desenrolam, seguindo a linha bordada pelo diretor e roteirista.


--------------

Labirinteiras: Renovando a Tradição
Arte secular transmitida de geração em geração: Otrabalhador requer habilidade, criatividade, paciência e conhecimentos em matemática e geometria. Uma visão aguçada e destreza nas mãos também são alguns dos itens necessários para compor a delicadeza dos desenhos nas rendas de labirinto. A técnica é uma herança européia, mais precisamente portuguesa, e chegou ao Ceará em meados do século XVIII. Inserido na cultura praieira cearense, o labirinto é uma técnica artística de domínio popular. Aracati e comunidades próximas como Canoa Quebrada, Marjolândia, Córrego dos Rodrigues, Córrego da Nica, Cumbe, Quixaba e São Chico, são expressivos redutos de labirinteiras.
A arte de rara beleza sobrevive através das gerações, e do apoio recebido de órgãos como o SEBRAE, que com o Programa de Artesanato Irmãos do Ceará fornece meios para as labirinteiras valorizar e perpetuar a cultura da região, paralelamente em que promovem e potencializam o comércio das rendas.
O articulador regional do Sebrae Litoral Leste Carlos Paulino ressaltou que os técnicos observaram um fator importante, e que causou preocupação, "notamos que o labirinto contava com artesãs de faixa etária avançada, havendo poucas jovens entre elas", destaca. Sendo, então, um dos objetivos dos cursos e palestras ministrados pelo órgão o resgate das novas gerações. Outros pontos abordados pela instituição, e de suma importância, são a sensibilização, o gerenciamento e a disponibilidade do mercado (retorno financeiro).
A labirinteira da praia de Marjolândia, dona Mocinha afirmou que naquela localidade grupos de jovens serão iniciadas na técnica secular em breve, "já estamos organizando o local para as aulas, e em breve elas aprenderão os primeiros pontos", disse satisfeita a artesã.
O labirinto é admirado por visitantes do Brasil e do exterior que chegam ao Ceará, e que encantados levam para seus locais de origem alguns exemplares da preciosa arte. As peças também podem ser produzidas por encomenda.
Na praia de Canoa Quebrada a Associação de Moradores dos esteves mantém um grupo de vinte labirinteiras. Atualmente elas se dedicam a uma encomenda de cem peças de panos de copos que fará uma longa viagem até o seu destino final: o Japão. "A empresa japonesa Topper apóia o projeto esportivo "Crianças de Luz", e é para ela que estamos preparando o trabalho", salientou a labirinteira Fianga. Ela que aprendeu a engenhosa arte aos 7 anos observando a irmã mais velha diverte-se hoje relembrando o começo, "quando errava um ponto levava uns cascudos da minha irmã até acertar", dissesorrindo Fianga.
A finalidade de manter a tradição de uma arte tão trabalhosa e pouco valorizada é uma tarefa difícil em um terreno que se apresenta muitas vezes hostil. Esta hostilidade pode ser traduzida na forma de turistas acharem as peças caras, ou os jovens sentirem­se atraídos por trabalhos mais rendosos em grandes centros, e consequentemente não apresentarem interesse em aprender o ofício, o que compromete a continuidade da tradição na região. Porém mesmo enfrentando estas adversidades o labirinto continua em destaque dentro do artesanato cearense. É arte mesmo, que numa menor escala ainda se fortalece e continua a existir através das mãos de jovens e crianças, que certamente, manterão viva a tradição.
O DESENROLAR DAS LINHAS DESTA INTRICADA ARTE
A renda de labirinto é um minucioso e rico artesanato, feito através de 15 etapas. No final do serviço podemos admirar desenhos de diversas formas como pássaros, flores, ramagens, palmas ou figuras geométricas. O resultado conquista quem vê a formosura e a delicadeza das peças.
O labirinto é também uma arte de equipe, pois dependendo do tamanho da peça geralmente os passos do trabalho são divididos entre várias mãos. Os tecidos utilizados no Ceará, geralmente são o linho para serviços de cama, mesa e roupas, o organdi para trabalhos mais delicados como toalhas de bandejas, o tergal para roupas, o bramante para lençóis, e ultimamente tem-se utilizado o tecido de sacos de aniagem para roupas esportivas e panos de enxugar pratos, e seda em sofisticados xales e lenços sociais. As cores dos tecidos empregados são tradicionalmente o branco ou cores bastante suaves, entretanto nos últimos tempos por influência do mercado, se tem empregado tons mais fortes.
Uma boa pedida para quem deseja conhecer os belos bordados é visitar o Centro de Artesanato de Aracati, localizado atrás da Igreja da Matriz, construção histórica tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Lá o visitante terá a oportunidade de conhecer e adquirir peças únicas do conhecido trabalho das labirinteiras cearenses. Além do labirinto o artesanato de areias coloridas, e da palha da exótica carnaúba (árvore símbolo do estado do Ceará) também recebem apoio do SEBRAE.
-- 
Jeanne Duarte
Cineviola Filmes
www.cineviola.com.br
(21) 8607-5662 / (24) 2225-8227
skype: Jeanne Duarte
Enviado por Neiva Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo