Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 14 de maio de 2012

LIVRO DOS POBRES RURAIS/Polan Lacki

O Verdadeiro Livro dos Pobres Rurais

Desenvolvimento agropecuário: da dependência ao protagonismo do agricultor.

42376 pessoas visitaram esta página a partir de 05 de Janeiro de 2006

Uma mensagem de esperança aos pequenos agricultores: a rentabilidade já está ao alcance de todos.



Este livro foi redigido com o deliberado propósito de demonstrar que todos os agricultores podem fazer uma agricultura eficiente e sustentável; por mais escassos que sejam os seus recursos materiais e financeiros; por mais adversas que sejam as suas condições físico-produtivas. O texto foi elaborado com a finalidade de que todos os produtores rurais possam ter pelo menos a oportunidade de melhorar, avançar e progredir, utilizando de maneira mais racional e produtiva os recursos que eles possuem.

Este livro apresenta uma proposta para solucionar los problemas dos agricultores que é "diferente" e intencionalmente simplificada, a fim de que a sua adoção possa ser democratizada/generalizada. Neste livro se demonstra que as principais causas da pobreza rural, não necessariamente residem na falta de decisões políticas de alto nível, de créditos e subsídios ou na insuficiência dos recursos produtivos que possuem os agricultores; pois os recursos mínimos para iniciar o processo de desenvolvimento geralmente estão disponíveis, mas estão sub ou mal aproveitados, por falta de conhecimentos.Também se demonstra que as referidas causas não necessariamente estão no colonialismo, no imperialismo, no neoliberalismo, na globalização ou nos subsídios que os paises ricos concedem aos seus produtores rurais. As causas mais profundas estão na inadequação dos conteúdos curriculares e na péssima qualidade do nosso sistema de educação rural.

Este livro é um "convite" para que façamos uma auto-crítica e não continuemos perdendo tempo em identificar supostos "inimigos externos", tão remotos no tempo e tão longínquos no espaço, como os mencionados no parágrafo anterior. Neste livro se propõe que nos dediquemos, prioritariamente e de maneira muito mais construtiva, a eliminar os "inimigos internos" que estão nas atitudes e nos procedimentos que os agricultores ( mal formados, mal capacitados e desorganizados ) adotam nas suas propriedades, nas suas comunidades e nos mercados agrícolas.

Aquí se demonstra que as ineficiências cometidas pelos próprios agricultores---não por culpa deles evidentementete---são importantíssimas causadoras da baixa rentabilidade na agricultura e conseqüentemente da pobreza rural. Entre outras, as seguintes:

- Baixíssimos rendimentos médios por hectare e por animal, devidos à inadequada ( ou à não ) adoção de tecnologias de baixo custo que, para serem aplicadas, nem sempre requerem de recursos adicionais aos que os agricultores já possuem.

- Insuficiente ou inadequada diversificação produtiva que expõe os produtores rurais a uma excessiva dependência do crédito rural e a desnecessários riscos e vulnerabilidades de clima, de pragas e de mercado.

- Sub-utilização/super-dimensionamento/ociosidade de fatores de produção mais caros que incrementam, desnecessariamente, os seus custos de produção ( terra, maquinária, instalações, animais, etc ).

- Excessiva intermediação na aquisição dos insumos e na comercialização dos excedentes, ambas provocadas pelo individualismo dos agricultores.

- Baixa qualidade dos bens produzidos e sua venda sem incorporação de valor.

- Produção de espécies de baixa densidade econômica ( pobres rurais produzindo aqueles bens que coincidentemente são consumidos pelos pobres urbanos ). Estas seis ineficiências, que poderiam e deveriam ser evitadas e/ou corrigidas pelos próprios agricultores, são as causas que, com maior freqüência, determinam o seu fracasso econômico. Eles mesmos poderiam eliminá-las, com a única condição de que o sistema de educação rural ( escolas fundamentais rurais, escolas agrotécnicas, faculdades de ciências agrárias e serviços de extensão rural ) fizesse os seus "deveres de casa". Isto é, se o referido sistema formasse e capacitasse extensionistas e agricultores com real capacidade de corrigir as ineficiências e de solucionar os problemas produtivos, gerenciais e comerciais que ocorrem nas atividades agrícolas e pecuárias.

Este livro indica que depois que o mencionado sistema de educação rural fizer os seus "deveres de casa", os agricultores tornar-se-ão:

- menos dependentes de créditos e subsídios que os nossos desfinanciados governos têm enormes dificuldades para proporcionar à totalidade dos produtores rurais,

- menos vulneráveis aos subsídios e medidas protecionistas que os países ricos simplesmente se recusam a eliminar e

- menos vulneráveis às decisões e/ou omissões dos nossos governos e dos organismos internacionais tais como o FMI, Banco Mundial, OMC, etc. Então, se é possível promover um desenvolvimento agrícola e rural mais endógeno e mais auto-dependente, no qual os próprios agricultores possam corrigir as suas ineficiências e solucionar os seus problemas, por quê e para quê complicar o que pode ser "descomplicado"? Neste livro se descreve que tal "descomplicação" é possível... e o que é mais importante, é eficaz.

Textos adicionais que fundamentam tecnicamente esta proposta estão disponíveis em um outro site, cujo endereço é o seguinte: http://www.polanlacki.com.br

A instituição que desejar promover um evento destinado a expor, discutir e aperfeiçoar esta proposta poderá comunicar-se clicando o botão Entre em Contato.

A seguir, convido-o a analisar criticamente estes 8 desenhos e as suas respectivas interpretações:

Desenho 1





Este desenho ilustra os procedimentos equivocados, e totalmente contrários aos seus próprios interesses, que muitos agricultores adotam na aquisição dos insumos. Compram os referidos insumos no varejo, com alto valor agregado e do último elo da cadeia de intermediação. É devido a estas distorções que, desnecessariamente, pagam por tais insumos preços muito elevados. Estas ineficiências não se corrigem com subsídios para reduzir artificialmente os seus preços, e sim estimulando os agricultores para que pratiquem a cooperação e a solidariedade e para que se organizem com propósitos empresariais.

Clique para ir ao desenho 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo