Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

terça-feira, 26 de julho de 2011

Transição Agroecológica

Agroecologia e os desafios da transição agroecológica


Autor:

Sérgio Sauer e Moisés Villamil Balestro (orgs.)

Número de páginas:

328

ISBN:

978-85-7743-131-1

Editora:

Expressão Popular

Categoria:

Agroecologia

Peso:

383 g
R$ 20,00
Segundo dados da FAO, a humanidade chega a um bilhão de subnutridos. O dado estarrecedor é também uma forte evidência de que a Revolução Verde falhou. Surgida há mais de quarenta anos, ela foi incapaz de cumprir sua promessa de acabar com a fome no mundo. Além disso, o somatório dos seus efeitos indesejáveis são hoje um dos principais vetores da crise ambiental em escala mundial. Como estabelecer uma relação complementar entre a necessidade de aumentar a produção agrícola promovendo sistemas produtivos mais sustentáveis que não sejam baseados apenas no aumento da escala de produção? A transição ou ruptura agroecológica vai além dos sistemas de produção stricto sensu, realizando incursão no ambiente institucional e nos circuitos de mercado nele inseridos. Um elemento importante para esta transição diz respeito ao entendimento e à possível transformação dos distintos tipos de racionalidade econômica que subjazem à lógica de ação dos atores relacionados direta ou indiretamente com o rural.
Os textos reunidos nesta publicação expressam a diversidade das abordagens para a superação de duas crises bastante entrelaçadas: a agrária e a socioambiental. Pode-se dizer que uma parte significativa do debate e das preocupações em torno dos grandes temas desenvolvimento (rural) e sustentabilidade ambiental está contida nas contribuições dos autores. O fio condutor que os une é a premência na construção de alternativas ou respostas à crise socioambiental passa pela mobilização de esforços teóricos e práticos. A Agroecologia, como ciência e como um programa político, se apresenta como um caminho a ser seguido. Ela sinaliza uma reorganização radical nos sistemas sociais de produção e de consumo capaz de superar as conseqüências da modernização que afetam a reprodução da vida no planeta. Possivelmente, esta foi a mensagem comum dos diferentes autores e enfoques reunidos neste livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo