Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Só o AMOR constroi... e muito bem!

Caixas de Argila (Leo Pinho da Granja Pouso Alegre)


Por Leo Pinho granja Pouso alegre,

Após mais de dois meses pesquisando sobre o processo de fabricação de vasos e artesanato de argila para, em seguida, aprender a desenvolver caixas para as abelhas com esse material, consegui chegar a um projeto piloto.
A argila é um dos materiais mais abundantes no planeta. Foi por esse motivo que procurei estudar mais suas propriedades, já que a matéria-prima mais utilizada para fazer as caixas de abelhas — a madeira — está em escassez e, principalmente, são seres vivos que muitas vezes demoram décadas para chegar ao diâmetro ideal para corte. E para mim, cortar uma árvore dessas não é uma das minhas opções sustentáveis.
Segue abaixo algumas fotos da caixa de argila pronta, que será testada a partir de setembro, quando o tempo estará quente e as flores começam a aparecer para as abelhas.

Ninho:
Sobreninho:


Primeira melgueira:

Caixa Completa:
A caixa acima possui quatro compartimentos: (1) Ninho; (2) Sobreninho; (3) Melgueira A; (4) Melgueira B e a tampa.

Fiz 10 caixas com as medidas ideais para as Uruçus Nordestinas (Melipona scutellaris), baseado nas caixas modelo INPA. Explico: No modelo INPA as caixas para Scutellaris possuem as medidas: 20x20x10 cm (ninho e sobreninho) e 20x20x8 cm (melgueiras).
Como as caixas de argila são redondas, tive que calcular o volume em litros da caixa INPA para, em seguida, fazer a proporção exata para as caixas de barro. No caso das caixas INPA 20x20x10, a capacidade é de 4 litros no ninho e sobreninho e de 3,2 litros para as melgueiras.
A equação para o volume de cilindros é de V = Pi x R2 x h (Volume é igual a Pi vezes Raio ao quadrado vezes altura). Logo, V = 3,1415 x 11,5 ao quadrado x 11, logo V = 4,5 litros. Fiz um pouco maior já que nas minhas caixas horizontais o espaço interno é de 15x15x71 cm o que dá um volume interno total de 15,9 litros e as abelhas estão completando todo o espaço da caixa e a postura está muito grande.
O próximo passo será fazer caixas para as jataís e Uruçus de Chão. Mas antes, quero testar a eficácia dessas caixas quando chegar o verão.

Fotos: Leo Pinho
Em: http://www.meliponarioreidamandacaia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo