Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Feira agroecológica abre encontro de agricultores


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
12/07/2011 | 07h52 | São José




Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

O pátio externo do Mercado de São José recebe hoje uma feira agroecológica.  Hortaliças, frutas, grãos, alimentos beneficiados como polpas, doces, bolos, pães, além de artesanatos são alguns dos produtos oferecidos a partir das 13h.
A chamada Feira de Saberes e Sabores traz também barracas para divulgar campanhas desenvolvidas por diferentes organizações, entre elas a Campanha 1 Milhão de Árvores em Pernambuco, promovida pelo Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga; a de Consumo Consciente e Solidário, encabeçada pela Casa da Mulher do Nordeste, Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana do Recife e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú; e a Campanha contra Agrotóxicos, da Via Campesina.
O evento vai abrir o Encontro Estadual de Agricultores no Recife que vai reunir, até a próxima quarta-feira 320 agricultores e agricultoras familiares das três regiões do estado. O segundo dia do evento acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Lá, experiências concretas desenvolvidas por famílias agricultoras de Pernambuco e outros estados do Nordeste como Bahia, Ceará e Paraíba serão visibilizadas utilizando uma dinâmica chamada de Carrossel de Experiências. A atividade deve envolver 400 pessoas, entre agricultores/as e técnicos/as de diferentes organizações.  
Ao final do encontro será realizada a mesa “Agroecologia produzindo alimentos saudáveis e melhorando da vida no planeta”, que faz referência ao relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direito à Alimentação, divulgado em dezembro de 2010. Nesse documento, a ONU conclui que as práticas agroecológicas aumentam a produção de alimentos, além de contribuir para diminuir a fome no mundo. O engenheiro agrônomo, ambientalista, pesquisador e um dos mais conhecidos estudiosos do país na questão dos agrotóxicos, Sebastião Pinheiro, participará das discussões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo