Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 20 de julho de 2011

II Oficina de Construção de Diretrizes Técnicas para Adoção de Boas Práticas de Manejo para a Palmeira Licuri

Link to Caatinga Cerrado



Posted: 19 Jul 2011 11:11 AM PDT
Dias 10 e 11 de agosto de 2011 – Paulo Afonso/BA
Como resultado da articulação e parceria interministerial entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Coordenação de Agroecologia e o Ministério do Meio Ambiente e sua Diretoria de Extrativismo, no período de 27 a 28 de janeiro de 2011, em Brasília/DF, foi realizada a I Oficina de Trabalho com objetivo principal de discutir e consolidar diretrizes e recomendações técnicas de boas práticas de manejo para a palmeira Syagrus coronata (licuri ou ouricuri).
Esta proposta de diretrizes e recomendações técnicas para boas práticas de manejo da palmeira licuri não foi finalizada e consensuada, visto que o uso dos subprodutos desta palmeira é diverso tanto em termos de prática extrativista como em especificidades de regiões de ocorrência, ficando agendada uma II Oficina no município de Paulo Afonso/BA, mantendo os seguintes objetivos:
Geral:
  • Contribuir para o protocolo de diretrizes e recomendações técnicas de boas práticas de manejo da espécie, permeado por princípios de sustentabilidade, em que se assegurem a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida das populações locais e a conservação dos recursos naturais.
Específicos:
  • Promover a discussão dos requisitos técnicos que orientem as diferentes etapas do manejo florestal da espécie;
  • Descrever, de forma consensual e em consonância com as diversas abordagens de cada grupo de extrativistas participantes, os requisitos técnicos que orientem as diferentes etapas do manejo florestal da espécie;
  • Consolidar as diretrizes técnicas e recomendações para o manejo da espécie;
  • Validar as diretrizes técnicas e recomendações para o manejo da espécie.
Neste sentido a AGENDHA, a ECO e a UNEB se juntam ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Coordenação de Agroecologia e o Ministério do Meio Ambiente e sua Diretoria de Extrativismo, para fazerem a articulação desta II Oficina, a ocorrer em Paulo Afonso/BA, nos dias 10 e 11 de agosto de 2011, tendo como instrumento de trabalho o DOCUMENTO BASE: PROPOSTA DE DIRETRIZES E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA BOAS PRÁTICAS DE MANEJO DA PALMEIRA LICURI (Syagrus coronata), Versão 2.1. Resultado da oficina de trabalho realizada nos dias 27 e 28/01/11.
Para mais informações, gentileza entrar em contato:
Coordenadoria de Agroextrativismo/DEX/SEDR/MMA
Fábio Chicuta Franco
Tel. (61) 2028-1639
AGENDHA: (75) 3281 5370 ou 3281 0139
Valda:valda.aroucha@gmail.com
ECO: (81) 9788 3715
Kilma: kilmamanso@gmail.com
Em; http://www.caatingacerrado.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo