Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

terça-feira, 26 de julho de 2011

Miguel Altieri‏ já dizia...

Em  2004, em publicação brasileira, Miguel Altieri alertava: 



"A sustentabilidade agrícola, embora de reconhecida importância em todo o mundo tem pouca participação na definição de políticas econômicas. Ela não é medida por nenhum indicador comumente empregado, nenhuma convenção lhe atribui valor e  nenhuma definição amplamente aceita a descreve
Quando a sustentabilidade agrícola é deixada de fora da política econômica,parecem lógicas as distorções que ameaçam a sustentabilidade. Os subsídios que incentivam o uso ineficiente de insumos e recursos, as práticas produtivas que degradam os recursos naturais, e os programas de apoio à renda que restringem as rotações de cultura podem, todos, parecer válidos socialmente. De fato, todos eles implicam altos custos sociais.   Para manter esses custos baixos, a análise econômica deve ser redirecionada de forma a promover a sustentabilidade agrícola, contabilizar o uso dos recursos naturais e refletir o real valor da produção e da política agrícola.
Quase toda definição de agricultura sustentável encontra-se ancorada na manutenção da produtividade e lucratividade das unidades de produção agrícola, minimizando, ao  mesmo tempo, impactos ambientais.                                                                                           Entretanto, nenhuma dessas definições foi quantitativa, e a produtividade da base de recursos naturais, fundamental à sustentabilidade, ainda não foi contabilizada em seus diferentes fatores nas definições de produtividade agrícola. A noção de sustentabilidade agrícola tem sido, assim, de uso limitado para formuladores de políticas e pesquisadores, na tentativa de determina os efeitos das várias políticas e tecnologias.
 Definida de forma ampla, sustentabilidade significa que a atividade econômica deve suprir as necessidades presentes, sem restringir as opções futuras.
 Em outras palavras, os recursos necessários para o futuro não devem ser esgotados para satisfazer o consumo de hoje
Os livros definem renda como a quantidade máxima que pode ser consumida no presente ano, sem reduzir o potencial de consumo nos anos futuros (isto é, sem consumir os bens de capital)"

Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável /

Miguel Altieri. – 4.ed. – Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004.

 Cap V. pg 81. UMA ANÁLISE ECONÔMICA DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL (14)

14 Versão resumida da Política agrícola e sustentabilidade: estudos de caso na Índia, Chile,

Filipinas e Estados Unidos, editado por Paul Faeth e publicado pelo World Resources Institute,Washington, D.C. Contribuíram para este estudo, além de P. Faeth e M. Altieri,

R.P.S. Malik, C. Benito, A. Gomez-Lobo, T. Tomic, J. Valenzuela, A. Rola, P. Pingali e

J. Westra.


Economista indiano cria sistema para calcular valor da biodiversidade‏

Para informação:

O calculo da economia "invisível" dos serviços prestados por nossos
ecossistemas e pela biodiversidade:

Pavan Sukhdev é autor da teoria do TEEB, tradução em inglês para "A Economia
dos Ecossistemas e da Biodiversidade". A metodologia possibilita valorar o
trabalho realizado pela natureza em favor do equilíbrio do planeta e do bem
estar da humanidade.

http://g1.globo.com/videos/globo-news/cidades-e-solucoes/v/economista-indiano-cria-sistema-para-calcular-valor-da-biodiversidade/1571219/#/programas/page/1

Esse raciocínio financeiro me parece 1.000.000 de vezes mais pertinente do
que o do carbono.

*Pierre-Andre Martin*
Paysagiste DPLG
- - -
www.inverde.org
www.arq.puc-rio.br
www.embya.com.br



rebea@yahoogrupos.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo