Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

terça-feira, 26 de julho de 2011

Biofertilizante orgânico e proteção do meio ambiente

Biofertilizante orgânico e proteção do meio ambiente

O biofertilizante é um tipo de fertilizante produzido por meio de processos de fermentação de compostos orgânicos, utilizado como complemento no cultivo e desenvolvimento de plantas. É rico em nitrôgenio, possui baixa concentração de carbono e baixo custo de produção. É absorvido rapidamente pelas plantas, o que favorece o bom crescimento e desenvolvimento da lavoura. Para falar sobre o uso de biofertilizante orgânico e proteção ao meio ambiente, o Prosa Rural desta semana convidou o analista em Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima (Boa Vista/RR), Silvio Levy Franco Araújo.
De acordo com Levy, não são apenas os fertilizantes químicos que contaminam o solo. Em hortas e pomares de pequenas propriedades, o uso de muito esterco pode contaminá-lo com execesso de nutrientes, como o potásssio e o sódio. Com isso a absorção de outros nutrientes e de água torna-se mais difícil, provocando deficiências no solo e no desenvolvimento da planta.
Para evitar a baixa qualidade produtiva do solo, a Embrapa Roraima recomenda que o produtor faça a análise do solo, medindo os níveis de nutrientes, bem como avalie o composto que deverá utilizar. Segundo Levy, para proteger o meio ambiente e fazer o manejo adequado do solo, deve-se preferir o uso do biofertilizante.
Durante o programa, Levy destaca como é fácil e barato produzir o biofertilizante, pois o produtor pode utilizar a matéria-prima existente na propriedade. “Um exemplo: o produtor precisa de nitrogênio para adubar as plantas. Ele pode utilizar urina de vaca diluída em 20 litros de água. Após 30 a 45 dias de fermentação, têm-se um produto rico em nitrogênio, cuja aplicação foliar deve ocorrer no período da tarde, para evitar a ensolação direta das plantas”, exemplifica Levy durante sua participação no Prosa Rural.
Essas e outras informações sobre o uso do biofertilizante orgânico você confere no Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Texto: Maria Clara Guaraldo (Mtb-05027/MG)
2011/07/25
15'
Luana Macieira Barbosa
Email: luana@cpafrr.embrapa.br
Telefone: (95) 4009-7114
Embrapa Roraima

Colaborador URL
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo