Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Embrapa Cerrados levará a Moçambique experiência com agroecologia

A iniciativa está inserida no programa ProSavanas, conduzido pela Embrapa no país africano.
Da Redação
Ferramenta de sustentabilidade em um mundo cada vez mais preocupado com suas questões ambientais, a agroecologia poderá contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar em Moçambique. Com esse objetivo, a Embrapa Cerrados – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – levará a esse país a partir de agosto um trabalho que já capacitou cerca de 20 mil agricultores em todo o Brasil. A iniciativa está inserida no programa ProSavanas, conduzido pela Embrapa no país africano.
A partir de capacitações, diagnósticos participativos e outras tecnologias, a ideia é introduzir em Moçambique a experiência dos pólos irradiadores, que estão em funcionamento dentro do projeto de pesquisa “Manejo sustentável da agrobiodiversidade com enfoque agroecológico, visando à sustentabilidade de agricultores familiares”, conduzido pela Unidade. Entre as atividades previstas, os técnicos moçambicanos visitarão o Brasil em outubro para conhecer esses espaços em cinco cidades goianas e em Planaltina (DF).
“O pólo de irradiação é um local onde ocorrem as atividades da pesquisa participativa, formação e capacitação de agricultores e técnicos”, explica o pesquisador Altair Toledo, que lidera o projeto. Nessa área coletiva o produtor entra em contato com estratégias de melhoramento participativo e do sistema de cultivo agroecológico para depois repeti-las em sua propriedade. No espaço são plantadas diversas variedades de feijão, milho, mandioca e adubo verde, além de espécies locais.
Para já iniciar a troca de experiências nesse assunto, técnicos moçambicanos vão participar da Feira e Festa de Sementes, Mudas e Raças Crioulas em Defesa da Biodiversidade, que ocorrem entre 7 e 10 de julho em Catalão (GO). Entre os participantes estão tão também cinco mil produtores e técnicos de vários estados brasileiros e delegações da África do Sul e de países da América latina. O objetivo do evento é estimular e fortalecer o trabalho com as sementes crioulas e com a agroecologia junto às famílias camponesas em todo o Brasil e colaborar com os outros países participantes por meio do intercâmbio de experiências.

Clarissa Lima Paes

http://www.ocorreionews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo