Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 9 de março de 2012

Novo Laboratório da Embrapa Agroindústria Tropical desenvolverá Embalagens comestíveis e biodegradáveis



Enviado: 08 de março de 2012 12:50 PST

O novo Laboratório de Embalagem de Alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE) soros inaugurado nd Segunda-feira (12). Na nova Estrutura Serao conduzidos Estudos parágrafo desenvolver Embalagens biodegradáveis, in Que Contato com o Solo podem Ser decompostas in Semanas - Diferente dos Plásticos, cuja degradação nd Natureza PoDE LeVar Mais de hum Século. Essas Embalagens, Além de ambientalmente corretas, podem Ser comestíveis e ativas. 

 O Laboratório de 350 metros quadrados abrigará Pesquisas parágrafo desenvolver uma Embalagens Partir de materias-Primas da Biodiversidade Brasileira, Como cera de carnaúba, polpa de Frutas Tropicais e GOMAS, um exemplo a da goma de cajueiro. 

A Embrapa Agroindústria Tropical JÁ Atua no Desenvolvimento de Embalagens biodegradáveis. Um exemplo a São OS filmes e Revestimentos comestíveis obtidos de uma Partir polpa de Frutas Tropicais, Como acerola, goiaba e manga. Quando aplicados Sobre a Superfície dos Alimentos, Estes filmes e Revestimentos retardam um Perda de Água e de Trocas gasosas Entre o Alimento EO Ambiente, aumentando o ritmo de Vida do Produto. 

Conforme um Pesquisadora Henriette Azeredo, o Desafio ágora e melhorar o desempenho dos biomateriais Pará USO in Embalagens Alimentos em EAD. Segundo ela, Uma das Formas e uma adição de Estruturas Muito Pequenas de reforço, Como nanocelulose OU nanoargilas.  

Outra forma e combinar Compostos com PROPRIEDADES Complementares, Como o amido, Que ma boa barreira AO Oxigênio, OU uma cera de carnaúba, Que ma boa AO barreira de vapor de Água. 
O Centro de Pesquisa tambem não Atua Desenvolvimento de Embalagens Que incorporam substâncias bioativas parágrafo promover uma Alimentos Segurança dos. 

Um dos Estudos, conduzido Pela Pesquisadora Socorro Bastos, visto AO Desenvolvimento de Embalagens com Atividade antimicrobiana uma Partir da adição de Óleos Essenciais de Plantas Como o Orégano, alecrim-pimenta e manjericão. "Estes Compostos JÁ apresentam Ação antimicrobiana comprovada in Laboratório e podem reduzir uma adição de Compostos Químicos Sintéticos", Afirma a Pesquisadora. 

Embalagens Inteligentes

Outra Linha de Atuação do Laboratório de Embalagens de Alimentos visto à Obtenção, sem Futuro, de Embalagens Inteligentes. Pará ISSO, São realizados Estudos com biossensores - Dispositivos Eletrônicos Que utilizam moléculas biológicas parágrafo detecção de substâncias de Interesse.  

A Pesquisadora Roselayne Ferro Furtado explica Que JÁ foram realizados Estudos, Na Embrapa Agroindústria Tropical, com uma Aplicação de biossensores nd agroindústria. Um exemplo a LI o USO NA detecção de peróxido de hidrogênio sem leite parágrafo averiguar uma adulteração do Produto. Outro Estudo propiciou uma detecção da enterotoxinas estafilocócicas (toxinas liberadas POR UM Tipo de bactéria) in Queijos. 

Conforme a Pesquisadora, o Desafio fazer Laboratório de Alimentos Embalagem De acoplar E OS biossensores como Embalagens Pará Torna-las Inteligentes. "Essas Embalagens poderão, Por Exemplo, informar AO Consumidor si o Produto estabele Próprio par o Consumo", Afirma a Pesquisadora. 

O Laboratório de Embalagens de Alimentos atuará, ainda, com encapsulamento de substâncias ativas parágrafo Conservar OS principios Ativos OU UM promover Sistema de liberação controlada Alimentos NOS.




Verônica Freire (MTB 01225JP) 
. Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza / CE) 
Contato: (85) 33917115 
veronica@cnpat.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo