Esta Revista surgiu com a necessidade, diagnosticada por seus editores, de criar um veículo de publicação capaz de ser acessado por pesquisadores e estudantes em todo o mundo, de modo rápido, simples e com baixo custo, garantindo acesso irrestrito pelo meio acadêmico e comunidade em geral.
Como um dos editores foi co-fundador da CSOnline, no ano de 2001, Revista Eletrônica vinculada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a proposta de elaborar uma publicação eletrônica ganhou espaço frente às demais possibilidades. A experiência com a CSOnline permitiu-nos vislumbrar uma nova Revista, com propósitos bastante parecidos e vinculada a uma instituição de peso no meio acadêmico como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o apoio do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Departamento de Economia Rural (DER).
Por essa razão, a Isegoria está abrigada no sítio do Departamento de Economia Rural da UFV e contribui de modo direto para a publicização da produção científica dos docentes e discentes vinculados a este, constituindo-se em mais um veículo de diálogo acadêmico e fortalecimento de seu programa de Extensão Rural e curso de Bacharelado em Cooperativismo. A iniciativa contribui, portanto, para o Ensino, Pesquisa e Extensão na UFV e fortalece as atividades acadêmicas, na medida em que cria um novo espaço para a difusão da produtividade científica em Ciências Sociais e Humanas.
A proposta da Revista permite a publicação de pesquisas sobre objetos diversos desde que analisados a partir das contribuições teóricas das Ciências Sociais e Humanas. Assim, não se restringem os colaboradores e o público-alvo a uma determinada área de formação. A interação entre pesquisadores de áreas diversas, com democratização do acesso à publicação de qualidade, corpo editorial qualificado, delineamento e mecanismos capazes de índice de impacto elevado é o objetivo principal desta Revista. A visão interdisciplinar pretende promover o confronto de teorias, perspectivas e metodologias diversas, ao divulgar artigos e resenhas com enfoques diferenciados, promovendo o fortalecimento da produção teórica e metodológica nesta seara.
Adotou-se como nome para a Revista a palavra grega Isegoria., que significa "a liberdade que o cidadão grego possuía quanto à manifestação de suas opiniões no espaço público", retratando, com isso, um locus que prima pela acessibilidade, participação múltipla e democrática dos diversos campos do saber em Ciências Sociais e Humanas. A aceitação de trabalhos independe da vinculação institucional e da região de origem, visto que são avaliados com imparcialidade e sigilo quanto ao proponente. Espera-se, contudo, uma variação institucional de proponentes, o que promoveria uma maior riqueza de contribuições para este periódico.
Reconhecendo-se inúmeras dificuldades e entraves ao processo de publicação de resultados de pesquisas acadêmicas, pretende-se que alguns aspectos negativos sejam minorados ou sanados neste periódico, principalmente, no que diz respeito ao prazo longo, requerido para análise dos originais e emissão de parecer. A agilidade na emissão dos pareceres desta Revista não implicará em descuido quanto à qualidade dos trabalhos aprovados. O rigor científico é uma solicitação feita ao Conselho Editorial e aos Pareceristas ad hoc pelos Editores desta. Os processos de revisão e avaliação das submissões é documentado pelos editores, garantindo a publicidade e o retorno aos colaboradores. Os procedimentos adotados para a análise dos artigos e resenhas submetidos são descritos no hiperlink "Submissão de Trabalhos". O Conselho Editorial é composto por especialistas representativos da área Ciências Sociais e Humanas, com vínculos institucionais diversos, cujos nomes constam no hiperlink "Conselho Editorial".
O lançamento do primeiro número da Revista será sediado pelo 1º Seminário Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária (SENES), na UFV, a ocorrer em março de 2011. Não por acaso, os dois eventos ocorrem de modo simultâneo, visto que uma das linhas temáticas da Revista é a ação coletiva e, em particular, a Economia Solidária e o Cooperativismo.
A Isegoria terá periodicidade semestral, sempre em março e setembro, em média com 10 a 12 artigos e 02 ou 03 resenhas.
Os números da Isegoria serão lançados todo mês de maio e novembro. A proposição de trabalhos é feita via email (isegoria@ufv.br) e os editores encaminharão uma cópia para dois membros do Conselho Editorial ou Pareceristas ad hoc. O Conselho Editorial e os Pareceristasad hoc assumiram compromisso de avaliar os trabalhos em no máximo 20 dias. Esse compromisso permite aos editores tranquilidade em garantir uma revista dinâmica e includente, capaz de acompanhar o ritmo de produtividade necessário ao bom desempenho acadêmico de qualquer pesquisador, dando-lhe retorno rápido quanto à solicitação feita. Portanto, em, no máximo, 40 dias o resultado de avaliação do trabalho submetido a parecer será enviado pelos editores ao(s) autor(es). Atende também às exigências para indexação do periódico, quais sejam, fluxo contínuo de produção científica, velocidade e oportunidade de comunicação.
Olá e-solidaria,
Divulgamos aos interessados e interessadas que a Revista Isegoria – Ação Coletiva em Revista (ISSN 2236-4870) está recebendo trabalhos para seu terceiro volume.
A revista nasceu em 2009 e já conta com um coletivo significativo e diversificado de colaboradores/as, entre pareceristas e membros do corpo editorial, de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.
As áreas temáticas abarcadas pela revista vão desde Economia Solidária até Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Gênero, Sociologia do Trabalho,
Desenvolvimento Rural, Teorias sobre Desenvolvimento, Estado e Sociedade, dentre outras.
Informações sobre a Revista Isegoria, assim como as normas para envio de trabalhos, podem ser acessadas nos sites
e lidos em www.isegoria.ufv.brPedimos, por gentileza, ajuda na divulgação dessa chamada enviando-a para as suas listas de contatos. Abraços,
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário