Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 9 de março de 2012

Madeira de lei fora da lei


Madeira de lei fora da lei

Notícia - 1 - mar - 2012
Em investigação sigilosa, o Greenpeace descobriu que a Asia Pulp and Paper, terceira maior produtora de papel do mundo, continua desmatando ilegalmente e pondo em risco espécies já ameaçadas.
Os famosos tigres de Sumatra, espécie em extinção, estão sendo dizimados por conta do desmatamento das florestas tropicais da Indonésia. A Asia Pulp and Paper é uma das principais causadoras dessa tragédia. Foto: © Melvinas Priananda / Greenpeace
O Greenpeace apresenta ao mundo mais um capítulo da luta contra a destruição das florestas tropicais da Indonésia. Em um ano de investigação sigilosa, foi descoberto que a terceira maior produtora de papel e celulose do mundo, a Asia Pulp And Paper (APP), tem violado sistematicamente a lei da Indonésia para proteção das madeiras de lei – espécies mais resistentes empregadas principalmente na construção civil, a exemplo do Mogno –, e a lista de árvores protegidas internacionalmente, definida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora (CITES, na sigla em inglês). O escândalo expõe importantes marcas como Xerox, National Geographic e Danone, como compradores e multiplicadores dessa cadeia criminosa.
Ao longo do ano de 2011 foram feitas inúmeras visitas à fábrica Indah Kiat Perawang, da APP, onde numerosas toras de madeira de lei foram encontradas, misturadas a outras espécies da floresta à espera de terem sua polpa – a celulose – retirada. Foram colhidas amostras de 46 exemplares, que tiveram a ilegalidade confirmada pelo internacionalmente reconhecido Instituto de Tecnologia e Biologia da Madeira, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha.
“Pegamos a Ásia Pulp and Paper em flagrante. Esta investigação mostrou que a sua principal fábrica de celulose é recheada de madeira de lei retirada ilegalmente. Isso mostra como é contraditório o seu pedido público por uma “Tolerância zero” para a madeira ilegal”, afirmou Bustar Maitar, diretor da Campanha de Florestas do Greenpeace Indonésia.
A análise do Greenpeace mostra que, desde que a retirada de madeira de lei foi proibida em 2001, pelo menos 180 mil hectares da floresta de turfa da Sumatra – uma área que corresponde a mais de duas vezes a cidade de Nova York – foram desmatados em concessões agora controladas pela APP. Essas florestas são um habitat crítico para as madeiras de lei, bem como para espécies em perigo, incluindo o tigre de Sumatra, do qual restam apenas 400 hoje soltos na selva.
Como parte da investigação, grandes empresas têm sido implicadas no escândalo internacional envolvendo a destruição das florestas tropicais pela APP. Testes independentes e pesquisas fornecidas feitas em produtos de papel de empresas como Xerox, Walmart, Acer mostram que eles contêm fibras de florestas tropicais da Indonésia. Estes produtos foram fabricados utilizando papel fornecido pela usina Indah Kiat Perawang, a mesma denunciada por posse de madeira de lei ilegal.
“A APP está minando o Estado de Direito na Indonésia. O Greenpeace pede ao governo para apreender imediatamente todas as toras de madeira de lei ilegais em operação pela APP na Indonésia. As evidências foram fornecidas às autoridades para ajudar em seus esforços para melhorar a governança no setor. Qualquer empresa que compre da APP deve se distanciar deste escândalo florestal e parar de comprar dela até que torne limpas as suas transações”, concluiu Maitar.
O relatório da investigação do Greenpeace foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente do país, e também será passado à polícia indonésia. Clique aqui para ter acesso ao documento em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo