Látex extraído da flor dente-de-leão possibilita um novo tipo de pneu
Cientistas da Universidade de Muster, na Alemanha, desenvolvem um látex extraído da flor dente-de-leão que poderá substituir o uso da seiva da seringueira.
Os bioquímicos da universidade descobriram uma nova propriedade para a dente-de-leão. Por meio dela identificaram a enzima responsável pela rápida coagulação do látex e, inibindo sua ação, foram capazes de fazer com que a seiva escorra livremente para ser extraída da planta. Segundo a pesquisa, o látex da planta medicinal tem a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira.
Esse látex extraído da flor já começou a ser testado em pneus da empresa Continental. Para a fabricante, pneu ecológico deixa de ser somente aquele que ajuda a reduzir o consumo de combustível do carro. Agora, a indústria de pneumáticos investe também em matérias-primas alternativas à borracha.
Vantagens
Entre as vantagens da flor dente-de-leão está o cultivo sustentável, pois a seiva da seringueira, extraída principalmente no sudeste da Ásia, tem uma procura maior do que a sua oferta, o que reflete nos custos de produção. Além disso, a seringueira está ameaçada pela contaminação de fungos.
Outra vantagem é que a flor dente-de-leão fica pronta para a colheita em um ano, enquanto que a seringueira leva de cinco a sete anos para estar pronta.
Foto: papagaio
Em: http://verde.br.msn.com/