Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fórum Cearense para 2012

Parcerias e mobilizações são proposições do Fórum Cearense para 2012
Rosa Nascimento - comunicadora popular da ASA
Fortaleza - CE
07/12/2011

Fórum Cearense realiza encontro de avaliação e planejamento | Foto: Rosa Nascimento
Agricultores/as, comissões municipais de convivência com o Semiárido, coordenações dos fóruns microrregionais e representações das instituições que formam a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA participaram nos dias 01 e 02 de dezembro, na cidade de Sobral, do encontro de planejamento e avaliação do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido – FCVSA.
O primeiro ponto avaliativo, coordenado por Alessandro Nunes, da Cáritas Regional Ceará, e membro da coordenação do Fórum, partiu da provocação: qual análise fazemos do Fórum hoje? De acordo com a plenária de aquecimento, o Fórum é um espaço de efervescência, mobilização, articulação, afirmação e debate que tem fortalecido a luta de homens e mulheres por melhores condição de vida. 
No segundo momento, também coordenado por Alessandro, a assembléia foi interpelada a rever a caminhada do Fórum, identificando luzes, sombras e estratégias de superação.
A plenária foi unânime em dizer que, mesmo diante dos desafios enfrentados, como a necessidade de inclusão dos municípios que estão fora do Semiárido legal, fragilidades na ocupação dos espaços de discussão e mobilização social, relacionamento com o poder público e visibilidade das ações do Fórum no estado, muito já foi feito. Como exemplo disso foram citados a discussão e reflexão de temas voltados para agroecologia, educação contextualizada e recursos hídricos; o encontro para troca de conhecimentos entre agricultores/as; o fortalecimento das ações de convivência com o semiárido; e água para beber e produzir.
No entanto, de acordo com os/as participantes, ainda há muito que ser feito como a universalização da água potável no Semiárido e a conquista da terra. Para isso, o Fórum definiu como estratégia ampliar parcerias políticas com outras entidades da sociedade civil, retomar as grandes mobilizações para fortalecimento das lutas, criar parceria entre FCVSA e Companhia Nacional de Abastecimento – Conab e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, regionalizar e territorializar as lutas.
O Fórum discutiu também sobre as cisternas de plástico e traçou como meta para 2012 mobilizar a sociedade cearense para tomar conhecimento da implementação, causas e consequências para o Semiárido.
Para a “Campanha Cisternas de Plástico Somos Contra”, o Fórum publicará um artigo de esclarecimento e opinião a respeito das cisternas, matéria e vídeo com depoimento de agricultores/as sobre as cisternas da ASA e cisterna de plástico e serão também distribuídos panfletos e spots esclarecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo