Na fila, expectativa para o que ia encontrar dentro do "Corredor Interativo Diálogos e Sexualidade” – também chamado de "Corredor das Sensações”. Os aplausos e gritos dentro do Corredor só aguçavam ainda mais a curiosidade dos que estavam de fora. "Eu entrei aí por curiosidade”, afirma Fábio Augusto da Silva, de Guarapuava, Paraná.
O jovem integrante do Centro Paranaense pela Cidadania (Cepac) destacou a importância de a atividade ressaltar os direitos sexuais e reprodutivos, além do uso do preservativo de forma mais interativa. "O povo ‘tá’ cansado de só ouvir palestra”, comenta.
E a intenção é justamente essa. De acordo com Camila Castro, coordenadora de projetos do Grab, a atividade tem o objetivo de alertar a população, de forma lúdica, para o uso do preservativo. "A intenção é que as pessoas saiam daqui com a ideia de que usar camisinha é bom, que usar camisinha pode ser prazeroso”, afirma.
Ao passar pelas cinco salas do Corredor, os/as jovens tomam conhecimento sobre como o vírus HIV é transmitido, onde fazer o exame, e qual o papel do preservativo. "O Corredor mostra a importância do sexo com camisinha, que no sexo com camisinha também tem sensações”, destaca Felipe Lopes, integrante do Grap.
A atividade também aproveita o momento da Conferência para incentivar os/as jovens a lutar por seus direitos sexuais e reprodutivos. Os integrantes do Grupo chamam os visitantes para aproveitar a Conferência para demandar a instalação de mais Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), que realizam diagnósticos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com eles, atualmente apenas 500 municípios brasileiros possuem o Centro.
O "Corredor das Sensações” é uma atividade realizada pelo Grupo Resistência Asa Branca. Ao todo, 14 jovens entre 18 e 25 anos participantes do grupo de teatro do Grap atuam no Corredor. Segundo Camila, a atividade está na 2ª Conferência de Juventude a convite do Ministério da Saúde e fica aberta à visitação dos/as jovens até as 19h de domingo (11).
Além da Conferência de Juventude, o grupo já se apresentou no II Festival Latino-Americano das Juventudes, realizado em outubro passado em Fortaleza (CE), e nas atividades relativas ao Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), e às Paradas pela Diversidade Sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário