Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF)

2012: Campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar

Elaborada em julho do ano passado, a campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) tem o objetivo de promover em todo o mundo a elaboração e efetivação de políticas públicas que garantam a viabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar com sustentabilidade no campo. Além disso, potencializar o papel das organizações e movimentos sociais dependentes e defensores do meio ambiente, assim como sensibilizar a sociedade civil sobre a importância de agricultura familiar compõe a estratégia da campanha.
Lançada em julho do ano passado, a instituição do AIAF pretende assegurar medidas de longo e médio prazo que possam garantir o desenvolvimento da atividade da agricultura familiar com responsabilidade ambiental uma vez que a iminente crise causada pela escassez de alimentos e a alta no preço dos produtos ameaça a economia mundial.
Por isso, entidades organizativas da agricultura familiar, movimentos e associações propõem à Organização das Nações Unidas (ONU) a declaração do Ano Internacional da Agricultura Familiar para diminuir o êxodo rural, proporcionar o acesso à terra e realização da reforma agrária, propor o comercio internacional de produtos embasados numa efetiva e promissora política que estabeleça relação de mercado local e regional favoráveis aos produtores, com acesso à tecnologia e pesquisas direcionadas aos agricultores familiares, numa perspectiva global.
Na última terça-feira (12), Elisângela Araújo reuniu-se com José Maria Ceberio, um dos coordenadores da campanha pelo Fórum Rural Mundial, organização comprometida com o desenvolvimento sustentável, qualitativo da zona rural.
Para a coordenadora, é justo que a ONU declare 2012 o ano da agricultura familiar.
“Com a importância que a agricultura familiar exerce, é ideal que a ONU tenha um ano como esse, específico. Isso irá reforçar nossas pautas e firmar em todo o mundo como modelo de desenvolvimento sustentável” considerou.
Fonte: http://www.fetraf.org.br/site/noticia.php?not=not01&&id=4
http://radiocirandeira.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo