Páginas
Princípios da Agroecologia
Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.
Francisco Roberto Caporal
http://www.aba-agroecologia.org.br/
grãos
Como os lobos mudam rios
Como se processa os animais que comemos
Rio Banabuiu
A VERDADE SOBRE O CANCER
sábado, 29 de outubro de 2011
3º Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade
3º Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade
Nas últimas décadas, pelo menos desde a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento celebrada em 1992 no Rio de Janeiro, assistimos à emergência do movimento global para incorporar princípios de sustentabilidade nos regimentos e práticas das instituições de educação superior.
No 3º Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade, que será realizado de 17 a 19 de novembro de 2011, no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, serão
apresentadas abordagens e experiências de inserção da dimensão socioambiental em funções e atividades primordiais das instituições de educação superior – o ensino, a extensão e a gestão. As principais finalidades do evento consistem no intercâmbio de experiências, no debate e na identificação de possibilidades de cooperação que possam fortalecer o papel das universidades Ibero-americanas na transição das sociedades modernas para a responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade.
Para contribuir com experiências e reflexões sobre o tema da sustentabilidade na educação superior, participarão do Seminário representantes de redes e universidades ibero-americanas, como a ARIUSA (Alianza de Redes Iberoamericana de Universidades por la Sustentabilidad y el Medio Ambiente), ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), RUPEA (Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental/Brasil), UFSC
(Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil), USP (Universidade de São Paulo/Brasil), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos/Brasil), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas/Brasil), FURG (Universidade Federal do Rio Grande/Brasil), UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso/Brasil), UFPR (Universidade Federal do Paraná/Brasil), UP (Universidade do Porto/ Portugal), UAB (Universidade Autónoma de Barcelona/España), UV (Universidad de Valencia/España), UDCA (Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales/Colombia), GLOSS (University of Gloucestershire/Inglaterra).
O evento gratuito é promovido pela Universidade de São Paulo/Programa USP Recicla e a Universidade Autônoma de Madri (UAM), Espanha/Departamento de Ecologia, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Em 2011, os parceiros USP, UAM e PUCRS trabalharam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da
Plataforma Virtual “Informação, sensibilização e avaliação da Sustentabilidade na universidade” – www.projetosustentabilidade.sc.usp.br, que será compartilhada durante o Seminário. Entre outras funções educacionais, a Plataforma poderá ser utilizada como instrumento para informar o processo de inserção da sustentabilidade nas atividades e operações de gestão das instituições de educação superior.
Inscrições e informações: www.projetosustentabilidade.sc.usp.br
Contatos: (16) 3373-8802 (Programa USP Recicla - São Carlos) usp.uam@gmail.
BANIR AGROTÓXICOS.
Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.
A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.
Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário