Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Agricultoras e agricultores experimentadores discutem práticas de convivência com o Semiárido
Rosa Nascimento - Comunicadora popular da ASA
Fortaleza - CE
11/10/2011
Será realizado nos dias 13 a 15 de outubro, na Serra do Estevão, no município de Quixadá, o I Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Ceará. O evento é uma realização do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido (FCVSA) e parceiros. A temática gira em torno das iniciativas de convivência com o Semiárido.
O encontro pretende reunir 100 pessoas das nove microrregiões do estado, entre agricultoras, agricultores, técnicas e técnicos, com o intuito de trocar conhecimentos de práticas agroecológicas, partindo das experiências dos/das participantes. 
Para o primeiro momento está prevista uma mesa redonda com participação de representantes da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), do FCVSA e de agricultores/as. Na ocasião, será discutido o manejo agroecológico a partir da realidade dos/das agricultores/as. 
Ainda no primeiro dia acontecerá também um carrossel de experiências. Quintais produtivos, mandalas, casa de sementes, consórcio agroecológico, criação de cabras leiteiras e a Escola Família Agrícola (EFA), são alguns dos temas a serem partilhados.
No segundo dia, os/as participantes se deslocarão para as comunidades quilombolas Sítio Veiga, Boa Vista e Riacho do Meio, onde visitarão as experiências vivenciadas pelas famílias.
Fórum Cearense - O Fórum Cearense foi criado em fevereiro de 1999 com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para trabalhar políticas públicas em favor da convivência com o Semiárido, por meio da informação, mobilização, realização de eventos, entre outros.
Com a integração de varias Instituições, ONGs, movimentos, entre outros, o Fórum desenvolve um trabalho coletivo. Realiza audiências públicas, campanhas educativas, debates públicos, campanhas de mobilização da sociedade, na construção de possibilidades para que homens e mulheres vivam com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo