Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sábado, 8 de outubro de 2011

Nobel de Química

Nobel de Química vai para pesquisador israelense

Publicidade
DE SÃO PAULO
Atualizado às 07h42.
O pesquisador israelense Daniel Shechtman venceu o Prêmio Nobel de Química de 2011 por suas descobertas de materiais cristalinos não periódicos, anunciou nesta quarta-feira o comitê Nobel.
Segundo o anúncio da Real Academia Sueca de Ciência, o vencedor "modificou fundamentalmente a concepção de um sólido para os químicos" com os resultados de sua pesquisa em 1982. Os padrões encontrados nos quasicristais estudados são ordenados, infinitos e nunca se repetem.
"Ao contrário da crença anterior de que os átomos se distribuíam dentro de cristais em padrões simétricos, Shechtman mostrou que os átomos em um cristal podem estar em um padrão que não se repete", disse. "A descoberta foi extremamente controversa".
Trio vence Nobel de Física por pesquisa sobre expansão do Universo
Trio de pesquisadores do sistema imunológico vence Nobel de Medicina
Vencedor do Nobel morreu três dias antes de prêmio ser anunciado
Fundação confirma Nobel de Medicina para pesquisador morto
Ig Nobel premia profetas do Apocalipse; veja outros ganhadores

Arte

Jonathan Nackstrand/France Presse
Comitê anuncia Daniel Shechtman como vencedor do Prêmio Nobel de Química deste ano
Comitê anuncia Daniel Shechtman como vencedor do Prêmio Nobel de Química deste ano
O israelense, de acordo com o comitê, teve que sair de seu grupo de pesquisa por defender suas conclusões, mas, eventualmente, outros cientistas se viram obrigados a reconsiderarem suas concepções sobre o assunto.
Os quasicristais, em sua maioria, são artificialmente criados quando um metal derretido é esfriado rapidamente em uma superfície giratória. Sua estrutura dificulta a propagação de ondas, o que define as características fisico-químicas dos materiais.
France Presse
Imagem mostra o modelo atômico dentro de um tipo de cristal
Imagem mostra o modelo atômico dentro de um tipo de cristal
O material é um mau condutor de calor e eletricidade, tem baixo coeficiente de fricção e aderência, mas é altamente resistente e, por isso, bom de ser usado em ambientes extremos.
Segundo comitê, uma companhia sueca percebeu que eles eram um dos tipos mais duráveis de metais, usados atualmente em produtos como lâminas de barbear e agulhas muito finas para procedimentos cirúrgicos oculares. O material também está sendo testado para frigideiras e motores a diesel. Em 2009, foram descobertos quasicristais na natureza pela primeira vez.
Shechtman é professor do Instituto de Tecnologia de Israel em Haifa.
PRÊMIOS EM CIÊNCIA
Esta foi a terceira categoria do Nobel cujos vencedores são anunciados. Com o anúncio, encerra-se a lista de vencedores dos laureados com pesquisas científicas em 2011. Nos próximos dias, serão anunciados os vencedores de Literatura, Paz e Economia.
France Presse
Professor israelense Daniel Shechtman
Professor israelense Daniel Shechtman
Na segunda-feira, três cientistas que desvendaram segredos do sistema imunológico, abrindo caminho para novas vacinas e tratamentos contra o câncer, foram anunciados como vencedores do Prêmio Nobel de Medicina --ou Fisiologia.
O norte-americano Bruce Beutler e o biólogo francês Jules Hoffman, que estudaram os primeiros estágios da reação imunológica a um ataque, dividiriam o prêmio de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,8 milhões) com Ralph Steinman, canadense radicado nos EUA que descobriu as células dendríticas, que morreu antes de ser anunciado como ganhador --a Fundação Nobel confirmou a entrega do prêmio após uma reunião de emergência.
Ontem, foram conhecidos os vencedores do prêmio Nobel de Física de 2011. Ganharam os americanos Saul Perlmutter e Brian Schmidt e o também americano Adam Riess, que possui a cidadania australiana, pela descoberta da expansão acelerada do Universo por meio de observações de supernovas distantes.
Em 1998, o trio balançou os alicerces da física mundial ao anunciar que a expansão do Universo estava em aceleração. Até então, pensava-se que a gravidade serviria como freio, fazendo com que esse processo desacelerasse.
O Nobel é entregue desde 1901 a personalidades de destaque nas áreas de ciências, literatura e paz, conforme estipulado no testamento do empresário Alfred Nobel, inventor da dinamite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo