Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Agroecologia no Semiarido - Eixos de Trabalho

Eixos de Trabalho
Convivência com o semi-árido


Voltado para a intervenção nas áreas da Criação de Pequenos Animais, 
Conservação e Recuperação de Solos, Manejo da Caatinga, Horticultura Orgânica,
 Implantação de Sistemas Agroflorestais e Recursos Hídricos, considerando, inclusive,
 a questão da Segurança Alimentar.


Acesso ao mercado

A intervenção neste eixo está voltada para as ações de fortalecimento da comercialização de produtos agroecológicos por famílias agricultoras e grupos comunitários, associações locais e suas participações junto aos Conselhos de Desenvolvimento Municipais.




Gênero e juventude


Jovens e mulheres ocupam uma posição mais frágil, menos reconhecida na sociedade. Por isso, o CECOR tem como estratégia de atuação o fortalecimento dos direitos e a inclusão deles através de uma abordagem transversal, buscando garantir a presença e participação nas ações desenvolvidas.
Atualmente, recebem especial atenção na área da geração de renda, estratégia voltada para a conquista da autonomia financeira para as mulheres e a construção de um futuro com vida digna no campo para a juventude rural.
As mulheres, além de um papel chave no lar e na economia familiar, mostram uma presença marcante nos espaços de comercialização, especialmente nas feiras agroecológicas da região. Essa participação contribui, significativamente, para uma maior auto estima e qualidade de vida para elas e suas famílias.
Os jovens também marcam sua presença nesse contexto, participando mais nas atividades que envolvem a família e expressando cada vez mais suas opiniões em espaços de divulgação (exemplo: programa de rádio) e de decisões, como é o caso dos processos de planejamento do CECOR. Isso permite realizar atividades especialmente pensadas para atender as demandas dos jovens, como visitas de intercâmbio a outras experiências desenvolvidas por grupos de jovens, ou ainda capacitações voltadas para iniciantes.
Ademais, o CECOR apóia a formação de grupos de jovens organizados, voltados para o acesso ao mercado, com destaque para as atividades de beneficiamento da produção com agregação de valor, demonstrando assim a viabilidade da permanência no campo, alternativa que vem se firmando como opção de vida, fazendo frente à migração para outras regiões do país.


http://www.cecor.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo