Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mata, Agreste e Sertão comemoram Semana do Meio Ambiente

Mata, Agreste e Sertão comemoram Semana do Meio Ambiente
por Assessoria de Comunicação (Centro Sabiá)
30/05/2011
 Na Semana do Meio Ambiente, o Centro Sabiá, organização que trabalha para a afirmação da agricultura familiar agroecológica, promove e participa de uma série de ações da Zona da Mata ao Sertão. Debate sobre as mudanças climáticas, atividades de educação ambiental, feira de alimentos agroecológicos, mostra de vídeos, caminhada, concurso de poesia e plantio de mudas fazem parte da programação.
No Sertão, a programação será intensa no município de Triunfo. A partir desta segunda-feira (30) até o dia 03 de junho serão realizados debates sobre questões socioambientais com estudantes de escolas públicas das zonas urbana e rural. As atividades acontecerão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Outra atividade local será uma mostra de vídeo para estudantes do município, que ocorrerá numa parceria com o SESC Triunfo, a Fundarpe e as escolas. Os temas abordados serão agroecologia, juventude, convivência com o semiárido e perigo dos agrotóxicos.

Nesse mesmo período, um grupo de jovens vai fazer o plantio de mudas nas margens do lago que fica em frente ao teatro. O objetivo é mobilizar a sociedade para a temática do meio ambiente e divulgar a campanha 1 Milhão de Árvores. Essa ação contará com o apoio da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra Baixa Verde (ADESSU), grupo de jovens e Secretaria de Cultura.  No ato de encerramento da Semana do Meio Ambiente, no dia 3, haverá caminhada pelo centro da cidade.

No Agreste, no dia 1º de junho, às 9h, na cidade de Bezerros, o Centro Sabiá vai participar de uma reunião com gestores públicos promovida pela Associação Comitê de Ecologia e Meio Ambiente. Um dos objetivos é dialogar com os gestores da área de educação sobre o trabalho da organização na região e apresentar a campanha 1 Milhão de Árvores.

Já no dia 3 de junho, a organização vai marcar presença no concurso de poesias para escolas, que ocorrerá na praça São Sebastião, no centro da cidade. O resultado do será anunciado no dia 6, durante a 16ª Caminhada Ecológica de Bezerros, evento que vai encerrar a programação do meio ambiente no Agreste.  A ação pretende chamar atenção da população para questões ambientais e reforçar a campanha pelo plantio de árvores.

Na Mata Sul, no dia 7 de junho, no Ginásio Poliesportivo de Rio Formoso, o seminário Agroecologia e Mudanças climáticas vai discutir a relação entre o modelo de agricultura sustentável e a preservação dos recursos naturais como alternativas para minimizar os desastres ambientais, a exemplo das enchentes que atingiram dezenas de municípios da região, no mês de maio. No encontro também haverá a apresentação de experiências agroecológicas desenvolvidas por agricultores e agricultoras locais, nas áreas de preservação da água, biodiversidade, produção de alimentos e comercialização. 
No dia 8 de junho, a população terá a oportunidade de conhecer e degustar os produtos da agricultura familiar na Feira de Saberes e Sabores. Na ocasião, também haverá entrega de mudas como parte das ações da Campanha 1 Milhão de Árvores. A programação especial da Semana do Meio Ambiente faz parte das comemorações do aniversário do Centro Sabiá, que completa 18 anos no mês de julho.

1 Milhão de Árvores - Com o slogan Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, a campanha convida a população a plantar 1 milhão de árvores em Pernambuco, visando um planeta melhor para se viver. A iniciativa é das organizações Centro Sabiá, Caatinga e Diaconia.

Criada em junho do ano passado, a campanha já plantou pouco mais de 100 mil árvores com a participação de escolas, prefeituras, associações, sindicatos e agricultores e agricultoras. No blogplantemaisarvores.wordpress.com estão disponíveis mais informações e fotos da campanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo