Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Agroecologia é tema de oficina online na Rede Mobilizadores

http://www.asabrasil.org.br

Agroecologia é tema de oficina online na Rede Mobilizadores
Rede de Mobilizadores
06/06/2011
Agroecologia é o tema da oficina online que a Rede Mobilizadores promove em junho e julho. O facilitador será o técnico agrícola e coordenador da ONG Diaconia, Joseilton Evangelista. Serão realizadas duas edições da oficina: a primeira acontece de 27 de junho a 1º de julho e a segunda, de 4 a 8 de julho.

O objetivo é discutir a agroecologia, quais os valores e princípios que a regem; os benefícios da produção agroecológica para as comunidades envolvidas e para a preservação do meio ambiente; sua importância para a recuperação de áreas degradadas e para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas; e as principais diferenças entre a agroecologia e a produção agrícola convencional.

No Brasil, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros vêm da agricultura familiar, que utiliza apenas cerca de 20% das terras agricultáveis do país. Para Joseilton, os números mostram que a agricultura familiar é extremamente eficiente. Mas alerta que é necessário difundir as práticas agroecológicas e divulgar para a sociedade seus benefícios, não só para as comunidades envolvidas, como também para o meio ambiente. Para ele, o grande desafio da produção agroecológica é conseguir produzir em larga escala.

"A produção agroecológica valoriza a diversidade, a biodiversidade. Ela se apresenta sob a ótica da segurança alimentar, respeita os recursos naturais e a preservação do meio ambiente, valoriza o saber local, utiliza o mínimo possível de recursos externos, preserva os recursos hídricos e a fertilidade do solo, emprega mão-de-obra no campo e faz os agricultores envolvidos se sentirem orgulhosos de seu trabalho. Além disso, possui um processo de produção diversificado e atua na busca do desenvolvimento sustentável", avalia Joseilton.

Para participar da oficina, é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar www.mobilizadores.org.br. e clicar em "Inscreva-se". É necessário ainda solicitar a ficha de inscrição, entre 6 e 10 de junho, pelo e-mail 
treinamentogrupos@gmail.com.

As duas edições da oficina são realizadas com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre a oficina ou sobre a Rede Mobilizadores podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352, ou no site www.mobilizadores.org.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo