Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Transição agroecológica: projeto apresenta avanços significativos

Um espaço de aprendizado institucional na área de Agroecologia. Assim tem sido as discussões do Comitê de Reflexão Conceitual e Metodológico do projeto Transição Agroecológica - construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade, que se reuniu pela segunda vez na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) no final de maio de 2011. Para o Comitê, os resultados do projeto, que faz parte do Macroprograma 1 do Sistema Embrapa de Gestão (SEG), são bem interessantes e já tem propiciado um ganho para a Agroecologia.

 

Transição agroecológica: projeto apresenta avanços significativos


Um dos membros do comitê, o coordenador-executivo da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA) Paulo Petersen, afirma que o trabalho do comitê é muito importante porque a Embrapa tem a possibilidade de ter um olhar externo sobre suas práticas. "Este tipo de exercício que estamos fazendo aqui permite ver o nível, o grau de avanço e quais os pontos precisam ter atenção, tomando não só como um espaço de execução propriamente de projetos de pesquisa, mas também como espaço de aprendizado institucional. O comitê tem esta função de chamar a atenção de determinados pontos que merecem ser mais enfatizados nas análises", informa Petersen.

Para a professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e integrante do comitê, Irene Cardoso, o projeto tem muitos avanços. "Realmente começa a colocar a questão da pesquisa em Agroecologia para a agricultura familiar dentro da agenda da Embrapa e traz muitas contribuições, um novo olhar de pesquisa para os agroecossistemas", afirma a professora. Fazem parte ainda do Comitê o professor da Universidade Nacional de La Plata, Santiago Javier Sarandon, e o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, João Carlos Canuto.

O líder do projeto, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Carlos Alberto Medeiros, diz que um dos pontos apontados pelo comitê no último relatório foi a importância de capacitação com relação aos aspectos conceituais e metodológicos em Agroecologia. "Para atender esta demanda já foi delineado um programa de formação em Agroecologia, que foi avaliado pelo Comitê e será iniciado este ano, com o intuito de implementar a capacitação para a equipe do projeto e seus parceiros", afirma Medeiros.

Esta reunião do comitê contou com a participação do pesquisador Marcelo Gastal, gestor do Macroprograma 6 (MP6) do SEG cuja linha de pesquisa é agricultura familiar. Gastal foi convidado devido à proximidade que existe entre a linha de pesquisa do MP6 com o projeto de Transição Agroecológica. "Achei bem interessante porque existe uma afinidade natural. A carteira do MP6 tem muitos projetos agroecológicos. E a Agroecologia como ciência, de certa forma, se alinha basicamente ao que está se propondo o MP6 com a exigência de método científico de pesquisa participativa, de uso do enfoque sistêmico, de trabalhar com a agricultura familiar e não somente para a agricultura familiar. E na realidade é isso que a Agroecologia também se propõe", comenta Gastal.

BALANÇO GERAL

Além das reorientações do projeto e realinhamentos para atingir os objetivos do projeto, o Comitê também avaliou o cumprimento dos pontos do relatório elaborado no ano passado. Na avaliação de Medeiros, a equipe conseguiu dar um encaminhamento efetivo para a grande maioria das sugestões apresentas pelo comitê em sua última reunião. "Algumas coisas precisam ser feitas a longo prazo, mas a médio prazo, grande parte do que foi recomendado, nós conseguimos dar os encaminhamentos necessários para implementá-los" informa Medeiros.

Para o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares -- coordenador dos trabalhos -, sediar a reunião representa um ganho para a Unidade. "Podemos olhar a nossa inserção no projeto e ver que dentro da Embrapa estamos bem em termos de ter uma equipe trabalhando, pensando na Agroecologia e influenciando no projeto", pondera Diogo Tavares. O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Amaury Santos é responsável pelo projeto componente Gestão dos conhecimentos e sistematização de métodos e experiências agroecológicas.

FONTE

Embrapa Tabuleiros Costeiros
Gislene Alencar - Jornalista
Telefone: (79) 4009-1381

Links referenciados

Transição Agroecológica - construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade
www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/agr
oecologia

Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa
www.aspta.org.br

Universidade Nacional de La Plata
www.unlp.edu.ar

Universidade Federal de Viçosa
www.ufv.br

Embrapa Tabuleiros Costeiros
www.cpatc.embrapa.br

Embrapa Clima Temperado
www.cpact.embrapa.br

Embrapa Meio Ambiente
www.cnpma.embrapa.br

Gislene Alencar
gislenealencar@cpatc.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo