Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Movimento Campones Popular

Imagem inline 1

Os sete mil participantes do Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas marcharam mais de oito quilômetros, ontem (22), saindo do Parque da Cidade e chegando ao Palácio do Planalto. Três mil servidores públicos em greve, estudantes e demais militantes de entidades da sociedade civil participaram da mobilização, totalizando mais de dez mil pessoas, em luta, na capital federal.
600 camponeses e camponesas do MCP participaram da mobilização de denúncia da paralisação da Reforma Agrária, prioridade do governo ao agronegócio e desassistência à agricultura camponesa. A marcha criticou os malefícios do agronegócio, que faz com que o Brasil seja o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, concentra terras, gera miséria e problemas socioambientais no campo e na cidade.
Em contrapartida, a agricultura camponesa produz mais de 70% da comida que vai à mesa dos brasileiros e brasileiras e emprega 75% da mão de obra no campo. Apesar da importância da agricultura familiar camponesa no desenvolvimento do país, a situação é crítica. São mais de quatro milhões de analfabetos, 40% da população abaixo da linha de pobreza e 800 mil famílias endividadas. 
Altacir Bunde, da coordenação do MCP, afirma que essa situação é resultado dos equívocos e da falta de eficiência das políticas agrícolas para a agricultura camponesa em nosso país. “O governo não valoriza o campesinato nem a produção camponesa. O governo tem apoiado o agronegócio, transferindo renda para as multinacionais através da compra de sementes, adubos, venenos, máquinas e outros. Diante disso, é preciso rever e reconstruir as políticas públicas para o campesinato brasileiro, baseado em um novo modelo de desenvolvimento, tendo como centro a produção camponesa. É por isso que seguiremos fortalecendo nossa unidade e nossa luta”, reitera Altacir.
A união dos movimentos sociais do campo, das águas e das florestas, 51 anos após o Congresso Camponês, sinaliza um importante momento de unidade e intensificação de lutas, em conjunto, para pressionar o governo por transformações no campo. A pauta comum objetiva a transição do modelo agrícola atual para um modelo agroecológico, com respeito à natureza e identidade dos povos.
Ocupação da Praça dos Três Poderes
Ao final da marcha, os militantes ocuparam a Praça dos Três Poderes e foram repreendidos com violência pela polícia. A tensão não desencorajou os milhares de manifestantes que permaneceram por mais de uma hora no local. Barracos de lona preta foram erguidos, simbolizando a lentidão da Reforma Agrária e dificuldades enfrentadas por milhares de camponeses e camponesas.
Cerca de 15 mulheres, representantes de diversos movimentos sociais, entregaram a Declaração Final do Encontro Unitário, ao ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.  Aline Nascimento, da coordenação nacional do MCP participou da entrega.
“Nós do MCP reconhecemos que nos últimos anos vários setores da sociedade tiveram conquistas econômicas e sociais significativas. Mas, quais foram às conquistas das famílias camponesas? A concentração de terra segue, a reforma agrária está em marcha ré, a pobreza e o analfabetismo no campo permanecem. As famílias camponesas querem permanecer na roça produzindo alimentos para o povo brasileiro e cuidar do meio ambiente. Como conseguir isso com as políticas públicas ineficientes?”, questiona Aline.
O documento ressalta a importância da mudança do atual modelo de desenvolvimento no campo, para o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa e da adoção de práticas agroecológicas para garantir uma alimentação saudável para a população brasileira. Além da necessidade de ações mais efetivas do governo para acabar com a violência no campo contra trabalhadores, trabalhadoras, comunidades tradicionais e indígenas.
A declaração também destaca a necessidade urgente da Reforma Agrária como política essencial para um desenvolvimento justo, respeito às mulheres, garantia da educação no campo e democratização dos meios de comunicação. O encerramento do encontro unitário foi realizado em frente ao Congresso Nacional.
A união dos movimentos sociais segue e será intensificada. Foram feitos diversos encaminhamentos de articulações e novas mobilizações em conjunto. O encontro atingiu o objetivo de afirmar a luta dos povos e grupos sociais reunidos pelo direito a terra e iniciar um processo de unidade de luta e elaboração de pautas comuns.


--
Comunicação MCP
Marina Muniz Mendes
62 32259674 / 62 99263572

Twitter: @_mcpbrasil
skype: comunicacao.mcp
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo