Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Acessar e pensar ... Resíduos Sólidos!

http://midiasocial.rebea.org.br/noticias/41-eventos-e-conferencias/372-fase-nacional-da-4o-conferencia-nacional-infantojuvenil-pelo-meio-ambiente-acontece-em-2013


Em pauta, um dos inúmeros itens que,  que devem ser abordados quando a temática ambiental é citada: os resíduos sólidos.
Ainda nos debateremos por muito tempo com temas "deslocados", vistos isoladamente, que, como a EA, devem ser tratados de forma transversal.
Resíduos sólidos aos montes são decorrentes da visão segmentadaque teima em não considerar que "' os restos de um servem de alimento para o outro". Esse ciclo virtuoso não está presente; não é considerado nos processos produtivos.

Minha bacia hidrográfica, aquela em que moro, que recebe meus resíduos,estará em breve atolada em fezes de aves (galinhas e frangos que serão abatidos e em parte, exportados)
E o manejo desse passivo ficará na responsabilidade de quem? Da indústria de abate?Do governo? Dos consumidores? 

Não. Do agricultor, que, iludido pelo canto da sereia das abatedoras chamadas "integradoras", fica escravizado a tal ponto de não ser responsável pelo alimento dado às aves(recebe a ração pronta), pelos "remédios", pelos pintinhos que chegam aos montes para serem engordados e abatidos. Sua inteligência, criatividade não são consideradas nesse processo. Apenas sua capacidade de "repetir a receita"idealizada pelo capital.
 No entanto, ele, com seus poucos recursos financeiros e em alguns casos, técnicos para enfrentar esse passivo, é responsável pelo manejo dos dejetos.Estes são ricos em compostos nitrogenados, e portanto, fonte de contaminação (eutrofização) de águas superficiais e subterrâneas.

Quando o comitê de minha bacia hidrográfica ficou sabendo desse boom de crescimento de criadores de aves para abate, percebeu-se que não havia nenhuma estratégia para incorporar responsavelmentetais resíduos nos sistemas produtivos por parte da empresa integradora. Não se preocuparam com a ciclagem.
Pois enquanto as LEIS NATURAIS não forem disseminadas entre tod@s pela via da Alfabetização Ecológica para incorporar visões críticas a respeito desse tipo de estratégia de ocupação territorial pelo capital, este continuará nadando de braçadas em nossas bacias hidrográficas, continuará poluindo e criando novos depósitos de resíduos em outros territórios outrora limpos. 

Senso crítico com base nas Leis Naturais: essa lacuna precisa ser preenchida para superarmos a fase das Leis de mercado que ainda dominam as decisões cotidianas, para que as Leis Naturais balizem cada uma delas.

Nesse momento, a ciência da Agroecologia vem trazendo uma oportunidade ímpar: buscar a incorporação da ecologia nos sistemas produtivos agrícolas. Que isso esteja acontecendo na agricultura, donde tudo começou (nossa "cultura"), me parece um bom recomeço. Um novo ciclo que desponta. E que seja capaz de nos alimentar com frutos e sementes saudáveis.
Att: WM
Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jequitibá Sertão de Minas

  Em: REBEA@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo