Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sábado, 7 de abril de 2012

O Cavalo Nordestino

Amostra Cavalo Nordestino
Cavalo Nordestino
 
A origem do O cavalo nordestino é diretamente do Barbo, Bérbere ou Norte-Africano, cavalo de batalha utilizado pelos Turcos muçulmanos e que foram introduzidos no Brasil por Portugal no período colonial. O cavalo Barbo o Árabe e o Turquiano são consideradas raças tronco, uma vez que delas se originaram todas as outras raças que conhecemos atualmente. Alguns historiógrafos afirmam que o Brasil recebeu os primeiros cavalos vindos com outras espécies domésticas das ilhas da Madeira e das Canárias, em 1534, por iniciativa da esposa de Martin Afonso de Souza, Dona Ana Pimentel, posteriormente em 1535 Duarte Coelho inicia a sua criação em Pernambuco, mas a notícia concreta,através de documentos, da primeira introdução desta espécie em nosso País é dada por Tomé de Souza em 1549 recebendo cavalos de Cabo Verde e coube a Garcia D'Ávila, senhor da Casa da Torre (Tatuapara), no litoral na Bahia, o trunfo de disseminar bovinos e equínos por todo interior do nordeste principalmente através do Rio São Francisco (Rio dos Currais) enfrentando condições difíceis de sobrevivência com escassez de água e alimentos, sendo esses de péssima qualidade, sem falar nos terrenos quentes e pedregosos, tocados sem ferradura, assim foi sendo forjado a única raça no mundo que mais possui características idênticas ao cavalo berbere.
 
Tentativas de Preservação
 
Inicialmente em 1935 pelo Eng. Agrônomo e diretor geral do Departamento Nacional de Produção Animal (DNPA) Landulfo Alves de Almeida, posteriormente em 1954, pelo Dr. João Ferreira Barreto, exercendo o mesmo cargo, e finalmente em 1971 foi criada a última comissão para tratar do caso, composta pelos técnicos: Noélio Costa, Lecy J. Lopes do Val, Roberto Abramo e Francisco Teixeira que com base nos estudos anteriores estabeleceu os princípios básicos para a seleção desta raça, aconselhando a criação de uma entidade responsável pelo registro genealógico para promoção e registro dos animais. Assim nasceu em 1972 a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Nordestino (ABCCN), com sede em Recife-Pernambuco, já extinta mas que desempenhou um relevante papel para o conhecimento e valorização desta raça. O cavalo nordestino vem sobrevivendo não somente contra as agruras do sertão, mas também contra o descaso de todos, a infusão de raças exóticas e a destruição do seu meio provocado pelo desmatamento, degradação do solo e vastas área cercadas. É preciso, por mais uma vez, de maneira acertada retomar os trabalhos para salvar e melhorar este rico patrimônio genético, histórico e cultural que muito contribuiu e contribui para o Nordeste e para o Brasil.
 
 
Porte médio com 1,30m de altura média de cerenlha (+ 0,20cm), bem proporcionado, leve, musculatura definida e forte, cabeça pequena, larga na frente, ganachas afastadas, perfil retilíneo a subconvexo, pescoço de comprimento médio, piramidal e bem implantado. Tronco médio com boas espáduas, cernelha levemente saliente, dorso reto, garupa densa, olhos afastados móveis e expressivos, orelhas medianas bem dirigidas, temperamento ativo e dócil, aptidão para o trabalho com gado, esporte e tiro leve, cascos rígidos e geralmente pretos, a pelagem predominante é a castanha e posteriormente : Tordilha, alazã, Pedrês e Baia. O cavalo nordestino caracteriza-se, principalmente, pela sua sobriedade, rusticidade, rigidez de músculos, cascos duros forjados no terreno árido é capaz de percorrer até 70 km por dia e que dispensa qualquer ferradura; além de uma fácil adaptação ao meio e ao processo de criação.Este valoroso cavalo herói não pode continuar no anonimato!
 
Vaqueiro da ABCCN montado em cavalo registrado durante exposição em 1973
Vaqueiro da ABCCN montado em cavalo registrado durante
exposição em 1973.
 
 
Objetivo Específico: preservação do cavalo nordestino;

Objetivo Geral: preservar e selecionar o cavalo nordestino;

Metas Gerais: alcançar um melhor padrão racial zootécnico sem perder as principais características da raça;

Resultados Esperados: criação de outros núcleos, buscar apoio de entidades públicas e acadêmicas, valorização da raça junto ao homem do campo;

Obrigações dos Componentes: seguir as normas predeterminadas, priorizar a seleção e preservação do cavalo nordestino sem a infusão de raças exóticas, contribuir com a sua cota mensal (dividida entre os outros componentes em partes iguais), se responsabilizarem pelo bem estar dos animais;

Direitos dos Componentes: participar e opinar nas decisões do grupo, ser proprietário cotista dos animais adquiridos pelo grupo;

Descriminação dos Recursos: contribuição dos componentes, doações, parcerias, patrocínios;

Plano de Ação: os animais ficarão distribuídos e acompanhados nas propriedades dos componentes do núcleo, os animais separados para a seleção serão levados à sede do núcleo para serem realizados os trabalhos melhorados de manejo alimentar, sanitário, exercícios e doma, todos os animais serão resenhados, fotografados, receberão uma numeração que seguirá para um banco de dados informatizado e de fichário. Todos os animais serão ferrados a fogo, na coxa direita, com a marca da carranca, símbolo do núcleo Juazeirense que é também o símbolo de todos os outros núcleos, mais a sua numeração e ou ferro do criador na paleta esquerda.
 
 
 
O núcleo Juazeirense de preservação e seleção do cavalo nordestino nasceu inicialmente de um sonho antigo de Luis Cleber e Carlos Augusto, dois abnegados defensores desta raça e apaixonados por tudo que diz respeito ao universo do cavalo e que trouxe para o grupo os amigos Gênison e Ronilson e que posteriormente foram fortalecidos pelo zootecnista e professor universitário Jânio Benevides que desenvolve seu doutorado tendo como tese a descrição fenotípica do cavalo nordestino e que muito contribuiu com o seu conhecimento zootécnico no direcionamento das corretas características da raça. O núcleo busca selecionar preservando as ricas características que fizeram desta raça uma das raças mais rústicas do mundo procurando produzir animais de maior alçada e melhores conformados, uma vez que será disponibilizado razoáveis condições de manejo sanitário e reprodutivo. O núcleo busca parceiros amantes do cavalo nordestino e que de uma maneira organizada queira participar dos trabalhos. O núcleo é uma entidade sem fins lucrativos e regido por um protocolo de intenções disponível para quem se interessar .
s
 
 


End. Para Contatos: Condomínio Paulo VI, Quadra B,
Nº. 13, Maria Gorete, Juazeiro/Bahia - CEP: 48905-250
Tel.: 74-8804-7690, 8812-2619
E-mail: cavalonordestino@hotmail.com
cavalonordestino.blogspot.com

 http://www.fencapri.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo