Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

domingo, 15 de maio de 2011

Lavras: Ematerce ministra palestra sobre uso de defensivos naturais

Lavras: Ematerce ministra palestra sobre uso de defensivos naturais
Qua, 11 de Maio de 2011 00:00
lavras_1O tema Produção e Uso de Defensivos Naturais foi tema de palestra, em seminário promovido pelas secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura do município de Lavras da Mangabeira, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lavras da Mangabeira, no último dia 6 de maio de 2011, com a participação de técnicos e representações de Agricultores(as) de base familiar, além da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).


Segundo o gerente do escritório de Lavras, Engº Agrº Kleber Correia de Souza, o evento objetivou despertar os produtores rurais e comerciantes de agrotóxicos para os sérios efeitos danosos do uso inadequado desses produtos e apresentar alternativas para a produção orgânica com a produção e utilização de defensivos naturais à base de Nim indiano, cinza de madeira, cal virgem, manipueira, alho, pimenta vermelha e urina de vaca, no controle de lagartas, pulgões, moscas,fungos e bactérias.

lavras_2O palestrante da Ematerce, técnico José André de Sousa, expôs um vídeo, produzido pela assessoria de comunicação, pertencente à videoteca do escritório local, contendo o passo a passo, na produção desses compostos naturais, com a participação dos Engenheiros Agrônomos Walmir Severo e Carlos Alberto e do Técnico Frizante.


Após a exposição dos recursos audiovisuais, foram feitos depoimentos dos agricultores familiares, produtores orgânicos dos projetos mandala, pomar comercial, financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com projeto da Ematerce e o cultivo protegido irrigado, mediante o uso de energia solar das comunidades Roça Velha e Oitis, com exposição de produtos, por intermédio dos senhores Osmar Alves de Oliveira, Cícero Antônio Severo da Costa e Osmar e José Henrique Pessoa, além da distribuição de pastas com folhetos, contendo orientações sobre a produção e uso dos defensivos naturais.


Os secretários municipais do Meio Ambiente e Agricultura, Jaquelina Sá e Dorimedonte Férrer agradeceram à Ematerce pela importante iniciativa. As ações da empresa, ao seu público-alvo, compõem itens de importância decisiva para a conquista, pela terceira vez consecutiva, do selo município verde.

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo