Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Embrapa Agrobiologia

A Embrapa Solos, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada no Rio de Janeiro (RJ) disponibilizou em sua página na internet curso sobre Recuperação de Áreas Degradadas para download - clique aqui para baixá-lo (8,52 Mb - Formato PDF). A equipe da Embrapa Solos já ministrou curso sobre o assunto na Petrobras e PUC-Rio.


A apostila, de 238 páginas, auxilia quem pretende atuar em recuperação de áreas degradadas e conservação do solo e água. O leitor terá a oportunidade de desenvolver pensamento crítico e analítico a respeito dos fatores e processos de degradação dos recursos - solo e água; aprender técnicas para recuperação de áreas degradadas e manejo e conservação da água e do solo, e, discutir e elaborar estratégias de planejamento de recuperação de áreas degradadas e monitoramento ambiental de áreas degradadas.

Segundo o Banco Mundial, os solos agrícolas são degradados a uma taxa de 0,1% ao ano. O que torna esse dado ainda mais grave é que a maioria destes solos está em países menos desenvolvidos. Na América Latina e Caribe, o mau uso de produtos químicos e a erosão degradaram 300 milhões de hectares.

Os autores da obra são os pesquisadores da Embrapa Solos Fabiano Balieiro e Sílvio Tavares, com a colaboração de profissionais da própria Embrapa Solos, Departamento de Recursos Mineirais (DRM), Embrapa Agrobiologia e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

FONTE

Embrapa Solos
Carlos Dias - Jornalista
Telefone: (21) 2179-4578

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo