Páginas
Princípios da Agroecologia
Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.
Francisco Roberto Caporal
http://www.aba-agroecologia.org.br/
grãos
Como os lobos mudam rios
Como se processa os animais que comemos
Rio Banabuiu
A VERDADE SOBRE O CANCER
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Embrapa Agrobiologia
A apostila, de 238 páginas, auxilia quem pretende atuar em recuperação de áreas degradadas e conservação do solo e água. O leitor terá a oportunidade de desenvolver pensamento crítico e analítico a respeito dos fatores e processos de degradação dos recursos - solo e água; aprender técnicas para recuperação de áreas degradadas e manejo e conservação da água e do solo, e, discutir e elaborar estratégias de planejamento de recuperação de áreas degradadas e monitoramento ambiental de áreas degradadas.
Segundo o Banco Mundial, os solos agrícolas são degradados a uma taxa de 0,1% ao ano. O que torna esse dado ainda mais grave é que a maioria destes solos está em países menos desenvolvidos. Na América Latina e Caribe, o mau uso de produtos químicos e a erosão degradaram 300 milhões de hectares.
Os autores da obra são os pesquisadores da Embrapa Solos Fabiano Balieiro e Sílvio Tavares, com a colaboração de profissionais da própria Embrapa Solos, Departamento de Recursos Mineirais (DRM), Embrapa Agrobiologia e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
FONTE
Embrapa Solos
Carlos Dias - Jornalista
Telefone: (21) 2179-4578
BANIR AGROTÓXICOS.
Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.
A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.
Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário