Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sábado, 1 de dezembro de 2012

Dossiê sobre agrotóxicos: UFC- Fortaleza-CE



Dossiê sobre agrotóxicos será lançado nesta segunda-feira (3)

O Comitê Ceará da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida lança na próxima segunda-feira (3), às 14h, no Auditório da Zootecnia, Campus do Pici, a terceira parte do dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) referente aos estudos realizados sobre utilização de agrotóxicos no Brasil, país recordista nesse campo. Essa parte do dossiê foi elaborada por uma equipe de 19 pesquisadores de várias partes do Brasil e contou com a coordenação da Profª Raquel Rigotto, do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará.
Junto com o dossiê, de natureza acadêmica, a Profª Raquel Rigotto informa que será lançado um almanaque para difusão dos dados do estudo junto às comunidades agrícolas. A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida surge após os sucessivos recordes, alcançados pelo Brasil, de maior consumidor de agrotóxicos.
Divulgados durante o II Seminário sobre Mercado de Agrotóxicos e Regulação, realizado em Brasília em abril de 2012, dados do Comitê Ceará da Campanha, bem como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Observatório da Indústria dos Agrotóxicos da Universidade Federal do Paraná, informam que, enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, o brasileiro aumentou 190%.
Em 2008, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e assumiu o posto de maior mercado mundial de agrotóxicos. Mais informações no site da Campanha.
Fontes: Profª Raquel Rigotto, Coordenadora do Núcleo Tramas – (fone: 85 3366 8045) e Iara Fraga, do Comitê Estadual da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida – (fone: 85 8730 8801)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo