Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sábado, 1 de dezembro de 2012

V Plenária Nacional de Economia Solidária

Open-uri20121031-2-1n981cq

V Plenária Nacional de Economia Solidária

Um projeto de Eventos por Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES)

webkitAllowFullScreen mozallowfullscreen allowFullScreen
O projeto
A Plenária Nacional de Economia Solidária chega a sua quinta edição sendo motivo de grande orgulho para todos os trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária no Brasil. As Plenárias ocorrem desde 2001 e são o principal espaço de expressão, articulação e decisão do movimento de economia solidária.
O tema desta V Plenária é “Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável” e tem por objetivo aprofundar o debate da economia solidária como estratégia de desenvolvimento territorial, sustentável, diverso e solidário, como opção de organização popular. Queremos fortalecer o movimento de economia solidária do país, afirmando-o como movimento social contra o capitalismo e por uma nova sociedade e organização social, política e econômica, e ainda, contribuir na sua articulação com outros movimentos sociais.
O evento ocorrerá em Luziânia (GO), de 9 a 13 de dezembro de 2012, com 1000 representantes, sendo 800 eleitos pelos estados e 200 observadores, expressando a diversidade da economia solidária do Brasil. A expectativa é envolver todo o movimento brasileiro de economia solidária e movimentos sociais parceiros, através da participação dos diversos atores sociais que atuam nas mais diversas atividades rurais e urbanas, bem como as iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras como bancos comunitários e fundos solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, considerando também a atuação das comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.
A V Plenária Nacional de Economia Solidária fará a orientação política do movimento de economia solidária para os próximos três anos, e a etapa nacional foi precedida por mais de 200 plenárias locais, estaduais, temáticas e de balanço, envolvendo mais de 10.000 mil pessoas. Tais debates e confluência de ideias e proposições será debatido e consolidado na Plenária Nacional.
Este projeto quer oferecer apoio para a V Plenária Nacional de Economia Solidária e em específico, viabilizar a realização de uma Programação Cultural, que expresse a diversidade e pluralidade de ações da economia solidária no campo da cultura, através do apoio para 05 apresentações artísticos. Também pretende-se apoiar algumas despesas gerais, relacionadas a reprodução gráfica e material de consumo do evento.
Recorremos ao Catarse por ser a oportunidade das pessoas contribuírem e manifestarem sua vontade de ação, um mecanismo para avançar na sustentabilidade das ações da economia solidária.
A V Plenária Nacional de Economia Solidária será transmitida online!
Conheça o FBES através do nosso site: http://www.fbes.org.br
Saiba mais da V Plenária em: http://cirandas.net/v-plenaria-nacional-de-economia-solidaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo