Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

IV ENGA - Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia


Olá grupos de agroecologia, de extensão, federações, associações, institutos, diretórios.

É com muita gratidão que os grupos de agroecologia da Universidade Federal de Viçosa (Apêti, Sauípe, GAO, Gengibre) assumiram a missão de organizarem, em Viçosa, entre os dias 15 e 19 de novembro de 2012, IV ENGA (Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia).

O ENGA é um dos principais eventos agroecológicos de nosso país. É um importante encontro onde se é possível realizar de maneira concreta troca de experiências agroecologicas, sejam de forma prática ou teórica. Além de ser um espaço fomentador de discussões pertinentes ao nosso projeto de sociedade.

A escolha de Viçosa para sediar este evento ocorreu durante a Cúpula dos Povos, no evento Rio + 20, durante uma deliberação da REGA (Rede dos Grupos de Agroecologia) e se concretizou durante a Troca de Saberes, em Viçosa, na Semana do Fazendeiro. Realizou-se então, um círculo dos sonhos, compartilhando nossas intenções e desejos em relação a esse encontro, com o intuito de integrar os grupos alternativos de Viçosa, para que assim seja uma construção coletiva de todos nós.
O IV ENGA – Viçosa pauta seus objetivos em fortalecer a agroecologia como ferramenta política e de transformação social, por intermédio da articulação e formação dos grupos agroecológicos do Brasil.
As diretrizes que norteiam nosso objetivo são:

1) Ampliar a geração de saberes agroecológicos para além dos sujeitos envolvidos com o movimento agroecológico da região;

2) Assegurar a continuidade do ENGA;

3) Criar ambientes para o processo de ensino-aprendizagem da transdisciplinaridade e ampliar a concepção de interdisciplinaridade junto aos participantes;

4) Fortalecer a rede dos grupos de agroecologia (REGA) e o movimento agroecológico regional e nacional;

5) Construir um encontro que minimize os impactos gerados por um evento deste porte;

6) Estreitar as parcerias com os Movimentos Sociais e Organizações pautadas na agroecologia;

7) Possibilitar à comunidade acadêmica conhecer os/as agricultores/as e suas práticas, ampliando o diálogo entre os grupos e núcleos de pesquisa junto as comunidades;

8) Elaborar em conjunto com os participantes, ferramentas e estratégias para ações futuras articuladas nacionalmente.

A metodologia que o IV ENGA – Viçosa empregará segue a partir da organização de espaços onde os grupos agroecológicos possam compartilhar seus saberes, sendo partilhados da seguinte maneira:

1) Instalações Pedagógicas;
2) Cultura e Arte;
3) Mesas de Debates;
4) Oficinas e Vivências;
5) Espaço de Articulação da REGA.

Gostaríamos de convidar vocês a participarem dessa construção coletiva, que demandará muitos esforços, mas que estreitará e fortalecerá os laços com grupos e entidades de todo o país, e assim potencializará e fomentará ainda mais a agroecologia no Brasil.
Tragam ou enviem sugestões de oficinas, de discussões temáticas, de culturais, de articulações, de organização e de comunicação. Estamos no processo de organização e formação de equipe.

GRUPO DE AGROECOLOGIA DO BRASIL! ENVIEM O NÚMERO DE PESSOAS QUE TENHAM INTERESSE DE PARTICIPAR DO IV ENGA – VIÇOSA PARA NÓS PLANEJARMOS A ALIMENTAÇÃO E O ALOJAMENTOS DE VOCÊS!

As reuniões estão ocorrendo todas as quartas-feiras, às 14h na Casa da Transição (Casa 18 da Vila Gianetti), Viçosa-MG. Contamos com a presença de vocês! Tragam idéias, sonhos e disposição!
E-mail para contato: motiro_o@yahoo.com.br

Agradecemos e aguardamos contato!!

Mutirão Ciranda - SAUIPE, Apêti e GAO
C.O IV ENGA - Viçosa MG
"Em toda ação, Viçosa em Transição!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo