Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PULSAR BRASIL

Seminário destaca importância da mídia comunitária para mobilização social
A comunicação comunitária é tema de um encontro realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na zona sul da capital fluminense. É o 1º Seminário Regional de Comunicação Comunitária, que vai até quinta-feira (19).

Áudios disponíveis:
Daniel Perini, da Fábrica do Futuro, fala da importância do trabalho colaborativo para a comunicação. - 34 seg. (532 KB)
A comunidadora popular, Gizele Martins, destacou que a comunicação comunitária tem o papel de mobilizar e valorizar a cultura local. - 37 seg. (589 KB)
Thiago Ansel reforçou que as mídias comunitárias tem fundamental importância em espaços como as favelas - 57 seg. (889 KB)

Na mesa de abertura, os palestrantes introduziram o tema ao responder “O que é comunicação comunitária?”. A comunidadora popular, Gizele Martins, mediadora da mesa, destacou que a comunicação comunitária tem o papel de mobilizar comunidades. Ela ainda acrescenta que é na comunicação comunitária que manifestações culturais populares como o funk são analisadas sem serem criminalizadas, como faz mídia tradicional.
Tião Santos, representante da organização Viva Rio, falou sobre gênese do movimento de rádios comunitárias no Brasil. Ele contou que em 1995 um grande encontro definiu os três princípios da radiodifusão comunitária, são eles: sem fins de lucro, a pluralidade e a gestão democrática e coletiva.
Sobre a lei 9.612, atual lei da radiodifusão comunitária, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Patrícia Saldanha, ressaltou que ao proibir a formação de redes de rádio, a norma estaria restringindo o potencial da experiência comunitária.
A importância das novas tecnologias foi destacada pelo representante do Obervatório de Favelas, do Rio de Janeiro, Thiago Ansel, que apresentou um mapeamento de veículos de comunicação em favelas e espaços populares. Segundo ele, dos 73 veículos mapeados, 46 apareceram na última década, o que se justificaria pelo surgimento das novas tecnologias.
Thiago ainda reforçou que as mídias comunitárias tem fundamental importância em espaços como as favelas, pois também servem para valorizar as vidas que ali vivem, além de “politizar os debates e demandas” desses locais.
Outro palestrante, Daniel Perini, da Fábrica do Futura de Cataguases, Minas Gerais, deu exemplo de projetos de residência criativa com audiovisual. Além de apresentar experiências de alguns projetos colaborativos, Daniel ressaltou que para comunicação comunitária é importante o empoderamento e a autonomia dos participantes.
Segundo ele, nos processos colaborativos não é possível trabalhar individualmente. Daniel afirma que para “ gerar um coletivo que se fortaleça é preciso que haja revezemanto nas funções inclusive no campo da comunicação”.
O Seminário, que começou ontem (16) vai até quinta-feira e, além das mesas de debate, contará com espaço de trocas de experiências com a presença de diversos coletivos, inclusive, a Pulsar Brasil. (pulsar)

MST - REFORMA AGRÁRIA
Sem Terrinhas trocam experiências e realizam marcha no Maranhão
Cerca de 600 crianças Sem Terrinha de todas as regiões do estado do Maranhão participaram do 6° Encontro Estadual dos Sem Terrinha no último final de semana.
O evento reúne crianças dos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Algumas das atividades que permearam o encontro foram estudos sobre a identidade sem terrinha além de problemas dos acampamentos e assentamentos em que vivem.
O encontro foi realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, em São Luís. Além da participação em diferentes tipos de oficinas, as crianças puderam trocar informações sobre suas experiências nos acampamentos.
Também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a realidade do Povo Palestino e prestaram solidariedade às crianças desse povo escrevendo cartas, poesias e desenhos de apoio. Em outro momento receberam a visita de crianças sem teto, articuladas pelo movimento União de Moradia Popular.

Para encerrar, os Sem Terrinha realizaram uma mobilização na última segunda-feira (15). Em marcha, as crianças do MST seguiram pelas principais ruas de São Luís e, ao atravessarem o centro histórico, puxando palavras de ordem até o Palácio dos Leões, sede do governo estadual do Maranhão.

As crianças denunciaram a situação de violência no campo exigindo segurança nas áreas de conflitos, melhores condições para as escolas e para os assentamentos e desapropriação de terra. (pulsar)

BELO MONTE - DIREITOS HUMANOS
Consórcio de Belo Monte se compromete com demandas de indígenas
A empresa Norte Energia, responsável pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, diz ter concordado com a pauta de reivindicações dos indígenas, após reunião de conciliação realizada nesta terça-feira (16) com as lideranças.
De acordo com informações da Agência Brasil, a reunião foi coordenada pelo procurador da Fundação Nacional do Índio (Funai) Leandro Santos da Guarda.
Entre as revindicações estão a construção de escolas, de hospital e de casas. Segundo a Norte Energia, os indígenas já começaram a sair da área da ensecadeira, que é uma pequena barragem provisória, ocupada desde o dia 8 de outubro, em uma das frentes da obra na localidade de Pimental.
Quanto aos pescadores e ribeirinhos, que também ocuparam o local e participaram da reunião, a Norte Energia informou que a pauta de reivindicação será discutida hoje (17), em Altamira.
De acordo com os manifestantes, a ocupação ocorreu em função do completo descumprimento dos acordos firmados pelo Consórcio Norte Energia depois da última ocupação da ensecadeira, entre junho e julho passados.
Além do não cumprimento de grande parte das condicionantes, eles denunciavam a falta de diálogo da empresa e a ameaça concreta de alagamento de parte de Altamira com o barramento definitivo do Xingu.
Os manifestantes acusam o empreendimento de fechar o rio sem que tenha sido solucionada a transposição de barcos de um lado a outro da ensecadeira, como exige a Licença de Instalação outorgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). (pulsar)

CUBA - MIGRAÇÃO
Cuba libera viagens ao exterior sem pedidos de autorização
O governo cubano anunciou que, a partir do próximo 14 de janeiro, os habitantes da Ilha poderão viajar para fora do país sem pedir permissão às autoridades.
Segundo anunciou do Ministério de Exteriores cubano, cai também a obrigatoriedade de apresentar uma carta convite do país de destino. Agora, a população cubana precisará apenas de um passaporte cubano e do visto.
A atualização da política migratória cubana é uma das reformas mais esperadas do governo de Raúl Castro. A recente mudança também estende de 11 para 24 meses o tempo de permanência dos cubanas e cubanos no exterior.
Essa medida do governo faz parte do plano aprovado pelo Partido Comunista em abril de 2011. As autoridades cubanas afirmaram que vão continuar a implementar novas modificações na legislação em relação à migração.
O jornal cubano Granma destacou que "se manterão medidas para preservar o capital humano criado pela Revolução frente ao roubo de talentos que aplicam os poderosos", em referência às ações para que cubanos se mudem para os Estados Unidos.(pulsar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo